Das “profundezas do espaço”: considerações sobre o jogo de futebol de um ponto de vista da teoria espacial e corporal

Autores

  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1277-982X
  • Reiner Hildebrandt-Stramann Hildebrandt-Stramann Institut für Sportwissenschaft und Bewegungspädagogik Technische Universität Braunschweig 38106 Braunschweig Pockelsstr. 11 Alemanha
  • Aguinaldo Surdi UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546466702

Palavras-chave:

Fenomenologia, Futebol, Educação Física

Resumo

A fenomenologia, enquanto filosofia, esclarece muitos e grandes temas relacionados à eventos e condições humanas e que muito dizem respeito ao campo da Educação Física e dos Esportes.  No presente artigo, os autores fazem uma pequena incursão teórica nessa filosofia sobre a temática do Espaço e apresentam esse olhar fenomenológico para o campo de jogo, no caso do futebol, e a formação profissional em Educação Física. Com isso, tem-se, como consequência didática, acima de tudo, que os jogos ensinados e aprendidos, a partir dessa compreensão, seguem o princípio do “aprender brincando”, e não “aprender se adaptando às destrezas técnicas”.  Didaticamente falando, podemos dizer, então, que o ensino dos jogos esportivos segue o princípio dos “conceitos abertos do ensino de jogos”.

Downloads

Publicado

12/27/2021

Como Citar

Kunz, E., Hildebrandt-Stramann, R., & Surdi, A. (2021). Das “profundezas do espaço”: considerações sobre o jogo de futebol de um ponto de vista da teoria espacial e corporal. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546466702

Edição

Seção

Ensaios