Das “profundezas do espaço”: considerações sobre o jogo de futebol de um ponto de vista da teoria espacial e corporal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546466702Palavras-chave:
Fenomenologia, Futebol, Educação FísicaResumo
A fenomenologia, enquanto filosofia, esclarece muitos e grandes temas relacionados à eventos e condições humanas e que muito dizem respeito ao campo da Educação Física e dos Esportes. No presente artigo, os autores fazem uma pequena incursão teórica nessa filosofia sobre a temática do Espaço e apresentam esse olhar fenomenológico para o campo de jogo, no caso do futebol, e a formação profissional em Educação Física. Com isso, tem-se, como consequência didática, acima de tudo, que os jogos ensinados e aprendidos, a partir dessa compreensão, seguem o princípio do “aprender brincando”, e não “aprender se adaptando às destrezas técnicas”. Didaticamente falando, podemos dizer, então, que o ensino dos jogos esportivos segue o princípio dos “conceitos abertos do ensino de jogos”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elenor Kunz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.