Grande imprensa: valores e/ou características veiculadas por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1998 em França

Marli Hatje

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo analisar os valores e/ou características veiculados através do conteúdo utilizado por jornais brasileiros para descrever a participação da seleção brasileira de futebol e seus adversários na semifinal e na final na Copa do Mundo de 1998 em França. A análise de conteúdo foi aplicada à cobertura realizada pelos jornais Folha de São Paulo (SP), O Globo (RJ) e Zero Hora (POA), nos dias 6, 7, 8, 11, 12 e 13 de julho de 1998, período em que foram disputadas a semifinal (Brasil x Holanda) e a final (Brasil x França). Definiu-se sete categorias, divididas em subcategorias. No total foram consideradas 962 unidades de análise (títulos, linhas de apoio, olho e fotografias/legendas), do gênero informativo. A discussão dos dados centrou-se nas análises quantitativa e qualitativa e na análise comparativa entre os veículos. A imprensa brasileira analisada veicula e exalta valores e características inerentes ao futebol e ao próprio povo brasileiro em época de Copa do Mundo. Exalta atletas em detrimento do grupo, explora, promove e estimula os espetáculos esportivos através do uso de linguagem/imagem emotiva e de expressões bélicas e militares para estimular a rivalidade. De modo geral caracterizou-se mais como informativa, do que educativa e/ou formativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410371



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.