A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física

Marli Hatje, Wenceslau Virgílio Leãess Filho

Resumo


A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA surge como importante contribuição ao atual debate em curso no Brasil sobre a formação profissional em Educação Física, a partir da publicação das Resoluções 01/2002 e 02/2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica) e as Resoluções 07/2004 e 06/2006 (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física), principalmente na perspectiva da importância da modularização dos currículos para a formação inicial do futuro professor de educação física escolar. A obra lançada em setembro de 2017, também se configura como um importante referencial para analisar e debater criticamente o Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal em articulação com programas da CAPES e que se constitui em uma ação da Política Nacional de Formação de Professores. Com essa discussão os autores buscam uma reflexão e uma ação no sentido de rediscutir um “futuro da formação” e a construção de novo futuro para o papel e realidade da escola.


Palavras-chave


Formação Profissional, Modularização curricular; Educação Física; Escola

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546433520



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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