A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546433520Palavras-chave:
Formação Profissional, Modularização curricular, Educação Física, EscolaResumo
A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA surge como importante contribuição ao atual debate em curso no Brasil sobre a formação profissional em Educação Física, a partir da publicação das Resoluções 01/2002 e 02/2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica) e as Resoluções 07/2004 e 06/2006 (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física), principalmente na perspectiva da importância da modularização dos currículos para a formação inicial do futuro professor de educação física escolar. A obra lançada em setembro de 2017, também se configura como um importante referencial para analisar e debater criticamente o Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal em articulação com programas da CAPES e que se constitui em uma ação da Política Nacional de Formação de Professores. Com essa discussão os autores buscam uma reflexão e uma ação no sentido de rediscutir um “futuro da formação” e a construção de novo futuro para o papel e realidade da escola.
Downloads
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí:Editora Unijuí, 2001.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Kunz, E. (Orgs). Intercâmbios Cientificos Internacionais em Educação Física. Ijui:Editora Unijuí, 2004.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Taffarel, C. Currículo e Educação Física. Formação de Professores e Práticas nas Escolas. Ijuí:Editora Unijuí, 2007.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R..Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Historias de movimento com crianças. Ijuí:Editora Unijui, 2010.
HILDEBRANDT, R. Concepções abertas no ensino da educação fisica. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijui: Editora Unijuí. 2013.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R & TAFFAREL, C. Z. Formação de professores e trabalho educativo na educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
KUNZ, E. (Org). Brincar & Se-Movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: Editora Unijuí, 2ª edição, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.