A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física

Authors

  • Marli Hatje Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Wenceslau Virgílio Leãess Filho UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433520

Keywords:

Formação Profissional, Modularização curricular, Educação Física, Escola

Abstract

A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA surge como importante contribuição ao atual debate em curso no Brasil sobre a formação profissional em Educação Física, a partir da publicação das Resoluções 01/2002 e 02/2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica) e as Resoluções 07/2004 e 06/2006 (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física), principalmente na perspectiva da importância da modularização dos currículos para a formação inicial do futuro professor de educação física escolar. A obra lançada em setembro de 2017, também se configura como um importante referencial para analisar e debater criticamente o Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal em articulação com programas da CAPES e que se constitui em uma ação da Política Nacional de Formação de Professores. Com essa discussão os autores buscam uma reflexão e uma ação no sentido de rediscutir um “futuro da formação” e a construção de novo futuro para o papel e realidade da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas DEsportivas do CEFD/UFSM

Wenceslau Virgílio Leãess Filho, UFSM

Professor Aposentado do Departamento de Desportos Individuais do CEFD/UFSM

References

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí:Editora Unijuí, 2001.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Kunz, E. (Orgs). Intercâmbios Cientificos Internacionais em Educação Física. Ijui:Editora Unijuí, 2004.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & Taffarel, C. Currículo e Educação Física. Formação de Professores e Práticas nas Escolas. Ijuí:Editora Unijuí, 2007.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R..Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Historias de movimento com crianças. Ijuí:Editora Unijui, 2010.

HILDEBRANDT, R. Concepções abertas no ensino da educação fisica. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijui: Editora Unijuí. 2013.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R & TAFFAREL, C. Z. Formação de professores e trabalho educativo na educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.

KUNZ, E. (Org). Brincar & Se-Movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: Editora Unijuí, 2ª edição, 2017.

Published

2018-08-29

How to Cite

Hatje, M., & Leãess Filho, W. V. (2018). A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546433520

Issue

Section

Reviews