A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física

Autores/as

  • Marli Hatje Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Wenceslau Virgílio Leãess Filho UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433520

Palabras clave:

Formação Profissional, Modularização curricular, Educação Física, Escola

Resumen

A obra FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO FÍSICA surge como importante contribuição ao atual debate em curso no Brasil sobre a formação profissional em Educação Física, a partir da publicação das Resoluções 01/2002 e 02/2002 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica) e as Resoluções 07/2004 e 06/2006 (Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física), principalmente na perspectiva da importância da modularização dos currículos para a formação inicial do futuro professor de educação física escolar. A obra lançada em setembro de 2017, também se configura como um importante referencial para analisar e debater criticamente o Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal em articulação com programas da CAPES e que se constitui em uma ação da Política Nacional de Formação de Professores. Com essa discussão os autores buscam uma reflexão e uma ação no sentido de rediscutir um “futuro da formação” e a construção de novo futuro para o papel e realidade da escola.

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Biografía del autor/a

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas DEsportivas do CEFD/UFSM

Wenceslau Virgílio Leãess Filho, UFSM

Professor Aposentado do Departamento de Desportos Individuais do CEFD/UFSM

Citas

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

Hatje, M., & Leãess Filho, W. V. (2018). A modularização curricular para uma transformação didática ao ensino da educação física. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546433520

Número

Sección

Reseñas