Minivoleibol para Surdos e Praxiologia Motriz: um ensaio sobre práticas interdisciplinares de Educação Física e Fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546484681

Palavras-chave:

Minivoleibol para Surdos; Praxiologia Motriz; Educação Física e Fisioterapia.

Resumo

O ensaio apresenta o Minivoleibol para Surdos como uma proposta de metodologia adaptada para o ensino de voleibol para surdos, trazendo reflexões sobre representações sociais e o papel, de extrema importância, do esporte para a construção da identidade surda em relação ao mundo ouvinte. É realizada uma contextualização sobre a comunidade surda e o esporte, procurando citar apenas autores surdos nessa temática, apontando que os surdos não participam dos Jogos Paralímpicos, pois sua diferença está pelo desenvolvimento de suas potencialidades através do canal gestual-visual, não se enquadrando, também, nos Jogos Olímpicos e sim num evento próprio, as Deaflympics (Jogos Internacionais para Surdos).  Nos treinamentos de voleibol para a comunidade surda realizados na Associação dos Surdos de Santa Maria (ASSM), percebeu-se que o modelo de treinamento técnico de atletas ouvintes não despertava o desejo de participação da atividade. Para os surdos, o treino deveria ter significado e relação direta com a lógica do jogo, sinalizando a aproximação com a Praxiologia Motriz. Outro aspecto apontado é o equilíbrio de alguns surdoatletas ser diferente de atletas ouvintes durante a execução do toque, manchete, bloqueio, etc. O fisioterapeuta pode identificar estas singularidades e trabalhar junto com o profissional de educação física, a fim de possibilitar a ação motriz, havendo sugestão de exercícios de Pilates que podem ser integrados ao treinamento dos surdoatletas.

 

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Biografia do Autor

Maria Esther Gomes de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial - Habilitação em Deficientes da Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM -1997) e graduação em Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional - PR (2021) . Atualmente é professora em escola bilíngue para surdos - Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e técnica de voleibol para surdos e ouvintes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e no Esporte, com ênfase no Voleibol. Mestranda em Ciências do Movimento e Reabilitação - UFSM.

Léo Rubin, Universidade Federal de Santa Maria

Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional e membro do Grupo de Pesquisa em Fisiopatologia e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria (GPFR - UFSM). Mestrando em Ciências do Movimento e Reabilitação (UFSM).

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Souza, M. E. G. de, & Neto, L. J. R. (2024). Minivoleibol para Surdos e Praxiologia Motriz: um ensaio sobre práticas interdisciplinares de Educação Física e Fisioterapia . Kinesis, 42(esp. 1). https://doi.org/10.5902/2316546484681

Edição

Seção

Dossiê Praxiologia Motriz