Minivoleibol para Surdos e Praxiologia Motriz: um ensaio sobre práticas interdisciplinares de Educação Física e Fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546484681Palavras-chave:
Minivoleibol para Surdos; Praxiologia Motriz; Educação Física e Fisioterapia.Resumo
O ensaio apresenta o Minivoleibol para Surdos como uma proposta de metodologia adaptada para o ensino de voleibol para surdos, trazendo reflexões sobre representações sociais e o papel, de extrema importância, do esporte para a construção da identidade surda em relação ao mundo ouvinte. É realizada uma contextualização sobre a comunidade surda e o esporte, procurando citar apenas autores surdos nessa temática, apontando que os surdos não participam dos Jogos Paralímpicos, pois sua diferença está pelo desenvolvimento de suas potencialidades através do canal gestual-visual, não se enquadrando, também, nos Jogos Olímpicos e sim num evento próprio, as Deaflympics (Jogos Internacionais para Surdos). Nos treinamentos de voleibol para a comunidade surda realizados na Associação dos Surdos de Santa Maria (ASSM), percebeu-se que o modelo de treinamento técnico de atletas ouvintes não despertava o desejo de participação da atividade. Para os surdos, o treino deveria ter significado e relação direta com a lógica do jogo, sinalizando a aproximação com a Praxiologia Motriz. Outro aspecto apontado é o equilíbrio de alguns surdoatletas ser diferente de atletas ouvintes durante a execução do toque, manchete, bloqueio, etc. O fisioterapeuta pode identificar estas singularidades e trabalhar junto com o profissional de educação física, a fim de possibilitar a ação motriz, havendo sugestão de exercícios de Pilates que podem ser integrados ao treinamento dos surdoatletas.
Downloads
Referências
BRASIL, República Federativa do. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm . Acesso em: 20 de abril de 2021.
BRASIL, República Federativa do. Decreto n° 5626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm . Acesso em: 20 de abril de 2021.
DI FRANCO, Marco A. R. Esportes Surdos na constituição da identidade. 2015. Disponível em: http://www.2015.sbece.com.br/resources/anais/3/1430063771_ARQUIVO_Completo_SBECE_EsporteSurdos.pdf . Acesso em 20/04/2021
DI FRANCO, Marco A. R. Surdolimpíadas (Deaflympics): histórias e memórias dos esportes surdos no Brasil (1993 – 2017). Tese de Doutorado. UFRGS, 2019.
DI FRANCO, Marco A. R.; PALUDO, Simone dos S.; LEBEDEFF, Tatiana B. Esportes surdos na constituição do ser social: uma compreensão histórica sob a perspectiva da Educação Ambiental. Revista Educação Especial v. 28, n. 52, p. 365-376, mai./ago., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/14964
MAKARACI, Y. et al. Center of pressure-based postural sway differences on parallel and single leg stance in Olympic deaf basketball and volleyball players. Journal of Exercise Rehabilitation, v. 17, n. 6, p. 418–427, 2021.
NORASTEH, A. A.; ZAREI, H. Studying Balance in Deaf People: A Systematic Review Study. Journal of Rehabilitation, v. 20, n. 1, p. 2–15, 30 abr. 2019.
RIBAS, João Francisco Magno. Contribuições da Praxiologia Motriz para a Educação Física escolar– Ensino Fundamental. 2002. 256 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Universidade de Campinas, Campinas, 2002.
SOSLU, R. et al. Deaf and non-deaf basketball and volleyball players’ multi-faceted difference on repeated counter movement jump performances: Height, force and acceleration. Frontiers in Sports and Active Living, v. x, n. xx, p. 1–12, 2022.
SOUZA, M. E. G; MIRANDA, J. Minivoleibol para surdos: uma breve pesquisa bibliográfica e relatos de práticas na Associação dos Surdos de Santa Maria. Porto Alegre: Editora Alcance, 2021.
STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008. Disponível:https://www.academia.edu/41857386/As_imagens_do_outro_sobre_a_cultura_surda?pop_sutd=fals . Acesso em 14 de março de 2022.
ZAREI, H. et al. The effects of Pilates training on static and dynamic balance of female deaf students: A randomized controlled trial. Journal of Bodywork and Movement Therapies, v. 24, n. 4, p. 63–69, 1 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Esther Gomes de Souza, Léo Rubin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.