O esporte e a competição na educação física escolar: perspectivas educacionais a partir dos conceitos da pedagogia do esporte

Flaviane Faria, André Felipe Caregnato, Fernando Renato Cavichiolli

Resumo


O presente estudo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do esporte e da competição na Educação Física escolar. Para isso, este estudo se utiliza dos preceitos teóricos da Pedagogia do Esporte. Identificou-se que a Pedagogia do Esporte apresenta estratégias de desenvolver o esporte e a competição na Educação Física escolar, no entanto, diagnosticou-se lacunas. Conclui-se que o fracasso e o sucesso dos conteúdos do esporte e da competição dependem diretamente dos princípios pedagógicos utilizados pelo professor. Há necessidade da elaboração de mais estudos de caráter práticos, sobretudo, relacionados às modalidades individuais.

Palavras-chave


Esporte; Competição; Educação Física e Treinamento; Pedagogia

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO JÚNIOR, L. C. D. Esporte de competição escolar: uma análise do estresse situacional associado ao grau de coesão grupal. 2008. 96 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade de São Paulo, 2008.

BALBINO H. F.; GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte: significações da iniciação esportiva e da competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 41-68.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.

BENTO, J. O. Da pedagogia do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 26-40.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor. Motriz, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BRACHT, V; ALMEIDA, F. Q. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 24, n. 3, p. 87-101, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental de 1 a 4 séries. PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BELOTTO, C.; REVERDITO, R. S. Competição na Educação Física escolar: estudo etnográfico em uma turma de Ensino Fundamental. Motriz, Rio Claro, v.17, n.1, p. 44, 2011.

CARLAN. P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, 2012.

FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. São Paulo: Autores Associados, 2003.

GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento e Percepção, v. 6, n. 9, 2006.

GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 6, 2008.

GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 401–421, 2007.

HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Competição em Esportes: “ingrediente” para uma proposta formativa. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 315- 342.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e o referencial histórico-cultural: Interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 414-430, 2014.

PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. 1996. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, 2007.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; SILVA, S. A. D.; GOMES, T. M. R.; PESUTO, C. L.; BACCARELLI, W. Competições escolares: reflexão e ação em Pedagogia do Esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. 462 p.

SADI, R. S. Temas da Pedagogia do Esporte, Educação Esportiva e Competições. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 6, 2008.

SADI, R. S. Educação Física e Competição: crença no esporte educacional/escolar? In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 99-122.

SANTANA, W. C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p.1-22.

SCAGLIA, A.; GOMES, R.M. O jogo e a competição: investigações preliminares. O jogo dentro e fora da escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SCAGLIA, A. J.; MEDEIROS, M.; SADI, R. S. Competições Pedagógicas e Festivais Esportivos: questões pertinentes ao treinamento esportivo. Revista Virtual EFArtigos, Natal/RN, v. 3, n. 23, abril, 2006.

SOARES, F. C.; MONTAGNER, P. C. A OCESP e o discurso da Educação Física sobre a competição. In: REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 259-314.

STIGGER, M. P. Relações entre o esporte de rendimento e o esporte da escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 7, n. 14, p. 67- 86, 2001.

VARGAS, T.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, J, F. O ensino do esporte utilizando o modelo sport education o relato de uma experiência. P. 277-294. In: DARIDO, S. C. Educação Física no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2017

VARGAS, T.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, J, F.; SALWITZKI, R. S. A experiência do sport education nas aulas de Educação Física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Revista Movimento, v. 4, n. 3, p. 735-748, 2018.

VENDITTI JR, R.; SOUSA, M. A. Tornando “o jogo possível”: reflexões sobre a Pedagogia do Esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 47-58, 2008.




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546422863

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.