Concepção de Aulas Abertas na Educação Física brasileira: uma pesquisa do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488926

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Concepção Pedagógica

Resumo

O objetivo desta pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, foi analisar as principais temáticas que engendram a produção científica sobre a Concepção de Aulas Abertas na Educação Física Escolar brasileira. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os descritores “Educação Física Escolar” e “Aulas Abertas”, combinados com o operador booleano “AND”, nas bases de dados: Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Portal Periódicos CAPES e Google Acadêmico. A partir da busca foram identificadas 687 produções científicas, as quais passaram por uma filtragem (critérios de inclusão e exclusão), sendo ao final selecionados 13 artigos. A análise das informações aconteceu por meio da técnica da análise de conteúdo. Sobre os achados, destaca-se que a produção científica, corpus deste trabalho, de modo geral, retrata o contexto de experiências interventivas a partir da utilização da Concepção de Aulas Abertas, principalmente, na etapa do Ensino Fundamental, sendo exploradas as temáticas dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física, com estratégias metodológicas do ensino a partir das dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal) e com desdobramentos que constituem o trato-pedagógico do professor no processo de ensino e aprendizagem (na tentativa de reflexão e autonomia), em sua maioria, para os alunos da educação básica.

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Biografia do Autor

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (UFSM).

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Especialista em Educação Física Escolar (CEFD/UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (PEF/UEM-UEL). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Participa como Professor Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/UEM), do Laboratório de Estudos Corporais (LEC/UNESPAR), do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG) e do PRÁXIS - Teoria e Prática da Educação Física (UEA). Tem experiência na linha de Educação Física Escolar: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional; Estágio Curricular Supervisionado; Prática Pedagógica; Produção do Conhecimento; Esportes; e Inclusão.

Diego Grasel Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas,UEA

Doutor (2020) e mestre (2016) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui Licenciatura plena em Educação Física (2010) pela UDESC e Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado para Grupos Especiais (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Saúde (NUPECIS/UDESC) e membro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano (CNPq/UDESC) e do PRÁXIS - Teoria e Prática da Educação Física (UEA). Tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar, Atividade Física Adaptada, Educação Especial e Atletismo 

Inês Amanda Streit, Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2007). Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2013). Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2017). Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Saúde Da Infância ao Envelhecimento Desfechos em Saúde GEPAFS-IEDS. Atua na área da Educação Física, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento Humano; Esporte e Lazer.

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

Contreira, A. R., Paludett Flores, P., Grasel Barbosa, D., & Amanda Streit, I. (2024). Concepção de Aulas Abertas na Educação Física brasileira: uma pesquisa do estado do conhecimento. Kinesis, 42(esp. 2), 26. https://doi.org/10.5902/2316546488926