O esporte e a escola: uma revisão sobre as possibilidades de implementação pedagógica

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, José Tarcísio Grunennvaldt, Viviani Darolt Rabelo, Evando Carlos Moreira, Verônica Ramos de Assis

Resumo


Objetivou-se refletir sobre o esporte desde a sua introdução e visibilidade, atribuídas por Azevedo em 1916, seus usos e discussões na escola como conteúdo das aulas de Educação Física. Apresentamos uma análise sobre: esporte e as críticas inaugurais; Educação Física e esporte na escola; Educação Física e esporte: abordagens críticas. Os professores de Educação Física devem transformar  o esporte em objeto de ensino, mesmo sendo conteúdo dominante das aulas. Deve ser discutido conscientemente, orientado por um projeto pedagógico articulado aos saberes escolares. A Educação Física enquanto fator essencial à educação deve assumir o seu papel como parte integrante da educação.


Palavras-chave


Esporte. Escola. Educação Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546429859



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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