O esporte e a escola: uma revisão sobre as possibilidades de implementação pedagógica

Autores

  • Géssica Adriana de Carvalho Lúcio Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF
  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Viviani Darolt Rabelo Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá Cuiabá Mato Grosso, Brasil.
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Verônica Ramos de Assis Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546429859

Palavras-chave:

Esporte. Escola. Educação Física

Resumo

Objetivou-se refletir sobre o esporte desde a sua introdução e visibilidade, atribuídas por Azevedo em 1916, seus usos e discussões na escola como conteúdo das aulas de Educação Física. Apresentamos uma análise sobre: esporte e as críticas inaugurais; Educação Física e esporte na escola; Educação Física e esporte: abordagens críticas. Os professores de Educação Física devem transformar  o esporte em objeto de ensino, mesmo sendo conteúdo dominante das aulas. Deve ser discutido conscientemente, orientado por um projeto pedagógico articulado aos saberes escolares. A Educação Física enquanto fator essencial à educação deve assumir o seu papel como parte integrante da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil. Bolsista Capes

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Pós-Doutorado.  Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso FEF- UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT. Cuiabá Mato Grosso, Brasil

Viviani Darolt Rabelo, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá Cuiabá Mato Grosso, Brasil.

Mestranda em Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, MT.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP –. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso FEF- UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT. 

Verônica Ramos de Assis, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e  Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

 

Referências

AZEVEDO, Fernando. Da educação física: o que ela é, o que ela tem sido e o que deveria ser. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1960.

BELBENOIT, Georges. O desporto na escola. 2. ed. Santos, SP: Editorial Estampa, 1974.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

SOARES, Carmen Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

GOMES, P. B. Educação física ou desporto na escola primária?. In: BENTO, Jorge Olímpio; MARQUES, A. (Org). A ciência do desporto, a cultura e o homem. 1992.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre, RS: Magister, 1997.

______.Esporte de rendimento na escola. In: STTIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo. (Orgs.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009,.

COSTA, Vera Lúcia Menezes. Prática da educação física no 1° grau: modelo de reprodução ou perspectiva de transformação? 2. ed. São Paulo: Ibrasa, 1987.

COSTA, Andrize Ramirez; KUNZ, Elenor. Esporte na escola: conhecer, experimentar e transformar. Em Aberto. Brasília, DF, v. 26, n. 89, p. 119-129, jan./jun. 2013.

GÓMEZ, Angel Pérez. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In. GÓMEZ, Angel Pérez.; SACRISTAN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.

______. O esporte enquanto fator determinante. Contexto & Educação. Ijui, RS, v. 4, n. 15, p. 63-73, jul/set, 1989.

MAHEU, Rene. Esporte e educação. Em Aberto. Brasília, DF, v. 1, n. 5, abril, 1982.

PARLEBAS, Pierre. O significado do esporte na sociedade contemporânea. Congresso Latino Americano de Esporte para todos: O esporte na vida da cidade. Anais do Congresso Internacional do Esporte para todos, 1996.

SEURIN, Pierre. Educação física e desporto: cooperação ou conflito. Em Aberto. Brasília, DF, v. 1, n. 5, abril , 1982.

TAFFAREL. Celi Nulza Zulke. Desporto educacional: realidade e possibilidades das políticas governamentais e das práticas pedagógicas nas escolas públicas. In: STTIGGER. Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (Orgs.). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

Downloads

Publicado

06-04-2018

Como Citar

Lúcio, G. A. de C., Grunennvaldt, J. T., Rabelo, V. D., Moreira, E. C., & Assis, V. R. de. (2018). O esporte e a escola: uma revisão sobre as possibilidades de implementação pedagógica. Kinesis, 36(1). https://doi.org/10.5902/2316546429859

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.