(Des) Motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal

Júlio Manoel da Silva Loureiro, António Camilo Teles Nascimento Cunha, Evando Carlos Moreira

Resumo


Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.

Palavras-chave


Motivação; Educação Física; Atividade Física

Texto completo:

PDF

Referências


BIDUTTE, Luciana de Castro. Motivação nas aulas de Educação Física em uma escola particular. Psicologia escolar e educacional, v. 5, n. 2, p. 49-58, 2001.

BRANDÃO, Dulce. Expectativas e importância atribuída à disciplina de educação física-estudo comparativo por género nos alunos do 12° ano de escolaridade nas escolas secundárias do concelho de V.N. de Gaia. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto). Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2002.

CID, Luís Filipe. Alteração dos motivos para a prática desportiva das crianças e jovens. Revista efdeportes. Buenos Aires, Argentina, ano 8, n. 55, 2002.

COSTA, Francisco Carreiro da; DINIZ, José A.: PEREIRA, Paulo. A motivação dos alunos para a educação física: a sua influência no comportamento nas aulas. Horizonte, v. 15, n. 86, p. 7-15, 1998.

COSTA, Viriato Santos; SERÔDIO-FERNANDES, António; MAIA, Miguel. Hábitos desportivos dos jovens do interior norte e litoral norte de Portugal. Revista portuguesa de ciências do desporto. Porto, Portugal, v. 9, n. 2, supl. 1, p. 46-55, 2009.

FERNANDES, Sara; PEREIRA, Beatriz Oliveira. A prática desportiva dos jovens e a sua importância na aquisição de hábitos de vida saudáveis. In: PEREIRA, Beatriz Oliveira; CARVALHO, Graça Simões. Educação física, saúde e lazer: a infância e estilos de vida saudáveis. Lisboa, Portugal: Lidel, 2006.

JANUÁRIO, Nuno e colaboradores. Motivação para a prática desportiva nos alunos do ensino básico e secundário: influência do género, idade e nível de escolaridade. Motricidade, Ribeira de Pena, Portugal, v. 8, n. 4, p. 38-51, 2012.

LOPES, Rosa; CUNHA, António Camilo. A educação física no ensino secundário: estudo das representações e atitudes dos alunos. A Educação Física III Seminário. Braga, Portugal : Universidade do Minho, LIBEC-CIFPEC, 2007.

MAIA, João. Objectivos de realização, percepção de competência, motivação intrínseca face à educação física e intenção para praticar desporto. Dissertação (Mestrado em

Ciências do Desporto). Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto, 2003.

MARÔCO, João. Análise estatística com o SPSS: reporter number: análise e gestão de informação. Lisboa, Portugal: PSE Produtos e serviços de estatística, Lda, 2010.

MARTINEZ, Luís Fructuoso; FERREIRA, Aristides Isidoro. Análise de dados com SPSS: primeiros passos. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2007.

RINK, Judith E. Investigating the assumptions of pedagogy. Journal of teaching in physical, v. 20, n. 2, p. 112-128, 2001.

ROCHA, Cláudia. A motivação de adolescentes do ensino fundamental para a prática da educação física escolar. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. Universidade Técnica de Lisboa, 2009.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WEINBERG, R. Foundations of sport & exercise psychology. Champaign, USA: Human Kinetics, 2003.

Legislação

Despacho Nº15847/2007, publicado no DR 2ª série nº 140 de 23 de julho.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426741



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.