Reflexões dos futuros professores de educação física sobre o seu processo de formação acadêmica

Autores

  • Ricardo Jorge Franco Lima Escola Superior de Educação (IPVC-ESE) Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Rui Manoel Coelho Resende Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) Instituto Universitário da Maia
  • Silvia Maria Castro Fortes Cardoso Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546429483

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Estágio Supervisionado, Formação Inicial

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo retratar a percepção de cinco professores-estagiários-PE portugueses sobre sua própria formação acadêmica, por meio do grupo focal e a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os PE sentem a necessidade de um maior contato com a realidade escolar durante a formação acadêmica e que suas dificuldades no estágio dizem respeito ao controle e autoridade da turma ao se trabalhar modalidades que não estavam presentes no plano de estudo. Como consideração registra-se a presença dos professores supervisor e orientador como fundamentais para o auxílio dos PE e o acontecimento do estágio.

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Biografia do Autor

Ricardo Jorge Franco Lima, Escola Superior de Educação (IPVC-ESE) Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Professor Doutor, Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Desporto e Lazer.

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Professora do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID 

Rui Manoel Coelho Resende, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) Instituto Universitário da Maia

Professor Doutor, Instituto Universitário da Maia. Atualmente visitante na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC.

Silvia Maria Castro Fortes Cardoso, Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

Professora Doutora da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

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Publicado

06-04-2018

Como Citar

Lima, R. J. F., Benites, L. C., Resende, R. M. C., & Cardoso, S. M. C. F. (2018). Reflexões dos futuros professores de educação física sobre o seu processo de formação acadêmica. Kinesis, 36(1). https://doi.org/10.5902/2316546429483

Edição

Seção

Artigos originais