Marketing em Academias no Brasil: o abandono da Academia

Flávia da Cunha Bastos, Cleiton Castro, Cacilda Mendes dos Santos Amaral

Resumo


As academias de ginástica são responsáveis pelo crescimento da Indústria do Esporte no Brasil. Não há conhecimento sistematizado sobre a produção acadêmica no que tange ao Marketing e às Academias no país. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática de literatura nacional em bases eletrônicas de busca. Para isso, foram identificados cinco estudos, em diferentes áreas do conhecimento, com predominância dos temas Produto/Consumidor. As técnicas metodológicas são diferenciadas e reconhecidas como métodos de pesquisa em Gestão do Esporte.  Considerando-se a pesquisa realizada, possibilidades de aplicação são evidenciadas e não há recomendações para pesquisas futuras nesses estudos. Sugerem-se novos levantamentos em outras fontes e replicação desse estudo no futuro.

Palavras-chave


Marketing; Gestão; Academias de Ginástica; Produção acadêmica

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546421480

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DOI: 10.5902/23165464

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