O esporte e a escola: uma revisão sobre as possibilidades de implementação pedagógica

Autores

  • Géssica Adriana de Carvalho Lúcio Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF
  • José Tarcísio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Viviani Darolt Rabelo Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá Cuiabá Mato Grosso, Brasil.
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT
  • Verônica Ramos de Assis Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546429859

Palavras-chave:

Esporte. Escola. Educação Física

Resumo

Objetivou-se refletir sobre o esporte desde a sua introdução e visibilidade, atribuídas por Azevedo em 1916, seus usos e discussões na escola como conteúdo das aulas de Educação Física. Apresentamos uma análise sobre: esporte e as críticas inaugurais; Educação Física e esporte na escola; Educação Física e esporte: abordagens críticas. Os professores de Educação Física devem transformar  o esporte em objeto de ensino, mesmo sendo conteúdo dominante das aulas. Deve ser discutido conscientemente, orientado por um projeto pedagógico articulado aos saberes escolares. A Educação Física enquanto fator essencial à educação deve assumir o seu papel como parte integrante da educação.

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Biografia do Autor

Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil. Bolsista Capes

José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Pós-Doutorado.  Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso FEF- UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT. Cuiabá Mato Grosso, Brasil

Viviani Darolt Rabelo, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá Cuiabá Mato Grosso, Brasil.

Mestranda em Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Educação Física-PPGEF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, MT.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP –. Professor Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso FEF- UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física PPGEF- UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT. 

Verônica Ramos de Assis, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso PPGEF.Coordenadora do Ensino Médio- Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso e  Professora Formadora na área de linguagem do Centro de Formação e atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

 

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Publicado

06-04-2018

Como Citar

Lúcio, G. A. de C., Grunennvaldt, J. T., Rabelo, V. D., Moreira, E. C., & Assis, V. R. de. (2018). O esporte e a escola: uma revisão sobre as possibilidades de implementação pedagógica. Kinesis, 36(1). https://doi.org/10.5902/2316546429859

Edição

Seção

Ensaios

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