Formação inicial de professores e inclusão escolar no Brasil e em Portugal

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88571

Parole chiave:

Formação de professores, Inclusão Escolar, Ensino superior

Abstract

O artigo objetiva discutir questões relacionadas à formação inicial de professores, tendo como referência a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na escola comum. De natureza qualitativa, a pesquisa se configura como estudo da literatura brasileira e portuguesa, buscando compreender tendências e tensionamentos nos processos de formação nesses países. Com recorte temporal de 2013 a 2023, os dados foram produzidos a partir das seguintes bases: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Portal de Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), Google Acadêmico e European Reference Index for the Humanities and Social Science (ERIHPLUS). Análise de conteúdo de Bardin e os pressupostos da Teoria Sociológica Figuracional, de Norbert Elias, fundamentaram a análise dos dados, que destacam potências e tensões na construção do conhecimento no processo formação e, a importância de compreender as figurações estabelecidas na sala de aula no contexto da formação inicial.

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Lucas de Souza Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Possui graduação em Geografia (2019) e Mestrado em Educação (2022) pela UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Processos Inclusivos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação especial, sociologia figuracional e processos civilizadores.

Edson Pantaleão Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia e Psicologia pela UFES (1990 e 1993), especialização em educação (Administração, Supervisão e Orientação Educacional) pela UFES, Mestrado e Doutorado em Educação (1999 e 2009, respectivamente), pela UFES/PPGE, e Pós-doutorado em Educação pela UFRGS. É professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação/Departamento de Educação, Política e Sociedade, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP) e do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) do Centro de Educação/UFES. É líder do grupo de pesquisa (CNPq): Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES); e membro dos Grupos de Pesquisa (CNPq): Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas e inclusão escolar (UFES); Processos Civilizadores (UEL). Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: políticas de educação especial; formação continuada de profissionais para a Educação Especial; gestão da Educação Especial, e; gestão escolar no contexto da escolarização do aluno com deficiência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, didática, avaliação escolar, projeto pedagógico curricular, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, formação continuada de profissionais da educação e gestão escolar.

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia da Educação pela University of California, EUA. Mestra em Educação pela University of Iowa, EUA. Pós-Doutorado pela USP e UFRGS. Professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade (PPGE/UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar.

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Pubblicato

2024-12-06

Come citare

Leite, L. de S., Alves, E. P., & Jesus, D. M. de. (2024). Formação inicial de professores e inclusão escolar no Brasil e em Portugal. Revista Educação Especial, 37(1), e47/1–33. https://doi.org/10.5902/1984686X88571

Fascicolo

Sezione

Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar

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