Avaliando ações para o ensino mais eficaz de Matemática a estudantes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83996

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Educação Inclusiva, Paralisia Cerebral

Resumo

Este é o recorte de uma tese de doutorado que categorizou ações as quais permitem um ensino de Matemática mais eficaz para pessoas com paralisia cerebral (PC). O objetivo deste texto é apresentar a avaliação, feita por professores de Matemática, de algumas ações encontradas durante o desenvolvimento da referida tese a qual contou com a contribuição de 11 estudantes com PC e 13 professores de Matemática que tiveram estudantes com essa especificidade. Essas ações, sugeridas pelos participantes durante a pesquisa, foram posteriormente avaliadas por 58 professores de Matemática de diferentes regiões brasileiras por meio da aplicação de um formulário eletrônico para que, dessa forma, conseguisse obter maior alcance. A avaliação ocorreu por meio da atribuição de um ranking de um até cinco, adotando como referencial a Escala Likert a qual permitiu classificar as ações de muito irrelevante até muito relevante. Para analisar a escala atribuída em cada ação, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Nessa análise foi possível constatar que as ações as quais valorizam as habilidades dos estudantes, bem como propostas de ensino que priorizam o estímulo à aprendizagem foram, na sua maioria, classificadas como muito relevantes, levando a entender que um ensino eficaz está associado a ambientes que promovam o engajamento e o crescimento social e acadêmico dos estudantes. Complementar a essa ideia está o fato de que as ações que permitem um ensino mais eficaz da Matemática não beneficiam apenas estudantes com PC, mas todos os estudantes inclusos em turmas de Educação Básica.

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Biografia do Autor

Dilson Ferreira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Educação Básica no município de Pelotas, no Colégio Municipal Pelotense. Graduado em Matemática pela UFPEL (1999), com Especialização em Matemática pela FURG (2002). Pela faculdade de Educaçao da UFPEL possui Aperfeiçoamento em Pedagogia e Formação Social (2010) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2013). Pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS é Doutor e Pós-Doutor com ênfase em pesquisas direcionadas para o ensino da Matemática para estudantes com paralisia cerebral.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Ribeiro, D. F. (2024). Avaliando ações para o ensino mais eficaz de Matemática a estudantes com paralisia cerebral. Revista Educação Especial, 37(1), e8/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X83996