Concepções de adultos com deficiência acerca das condições de trabalho no contexto de pandemia da COVID-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69766

Parole chiave:

Pessoa com deficiência, Condições de trabalho, Pandemia

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar o relato de adultos com deficiência acerca da rotina trabalhista vivida no contexto de pandemia da COVID-19 e descrever a dinâmica de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com enfoque interpretativista e descritivo-exploratório. Participaram 11 adultos com deficiência, inseridos no mercado de trabalho. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado de entrevista. As entrevistas ocorreram via utilização do aplicativo Google Meet e foram gravadas, transcritas e revisitadas pelas pesquisadoras. As análises das informações tiveram por base a análise de conteúdo. Como resultados, verificou-se que a rotina trabalhista durante a pandemia foi majoritariamente baseada no trabalho remoto, afastamento, demissão, redução e/ou flexibilização do horário de serviço, bem como mudança do vínculo empregatício. Os aspectos positivos considerados durante a pandemia em relação ao trabalho foram a flexibilização de tempo, dedicação a outras tarefas, autonomia e independência. Como aspectos negativos foram apontados plataformas digitais, dificuldade de comunicação, medo de demissão, aumento ou diminuição da demanda de serviço e a falta de interação social. Conclui-se que há questões que atravessam ações excludentes, tendo como alvo as pessoas com deficiência. Por outro lado, algumas situações relatadas, como o desemprego, representam uma realidade enfrentada por muitos trabalhadores brasileiros com e sem deficiência no contexto da pandemia da COVID-19, que refletem a lógica capitalista no mercado de trabalho.

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Biografie autore

Michelle Roberta Pavão, Federal University of São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Licenciatura em Educação especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 2° Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Faveni. Vice-Presidente na Associação de Licenciados em Educação Especial. Desenvolve pesquisas na área de famílias de crianças com deficiência identificando necessidades, suporte social, relações e rotina familiar e escolar, recursos e estimulação do ambiente familiar. Também possui experiência na área de síndrome de Down e autismo. Atualmente é professora de Educação Especial na rede municipal de ensino.

Walquiria Pereira da Silva Dias, Federal University of São Carlos

Doutoranda em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Docência do Ensino Superior (IESF). Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras (UNIASSELVI). Graduada em Letras/Espanhol(UFMA). Graduada em Letras/Libras (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, atua como professora - intérprete de Libras na Prefeitura Municipal de São José de Ribamar e como tradutora - intérprete na Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD).

Márcia Duarte Galvani, Federal University of São Carlos

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Associada 1 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down: contextos familiares, escolares, de trabalho e sociais. Acomodação, modificações do currículo escolar e práticas para sala de aula inclusiva.

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Pubblicato

2023-05-31

Come citare

Pavão, M. R., Dias, W. . P. da S., & Galvani, M. D. (2023). Concepções de adultos com deficiência acerca das condições de trabalho no contexto de pandemia da COVID-19. Revista Educação Especial, 36(1), e34/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X69766

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