Concepções de adultos com deficiência acerca das condições de trabalho no contexto de pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X69766Parole chiave:
Pessoa com deficiência, Condições de trabalho, PandemiaAbstract
O objetivo deste estudo é analisar o relato de adultos com deficiência acerca da rotina trabalhista vivida no contexto de pandemia da COVID-19 e descrever a dinâmica de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com enfoque interpretativista e descritivo-exploratório. Participaram 11 adultos com deficiência, inseridos no mercado de trabalho. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado de entrevista. As entrevistas ocorreram via utilização do aplicativo Google Meet e foram gravadas, transcritas e revisitadas pelas pesquisadoras. As análises das informações tiveram por base a análise de conteúdo. Como resultados, verificou-se que a rotina trabalhista durante a pandemia foi majoritariamente baseada no trabalho remoto, afastamento, demissão, redução e/ou flexibilização do horário de serviço, bem como mudança do vínculo empregatício. Os aspectos positivos considerados durante a pandemia em relação ao trabalho foram a flexibilização de tempo, dedicação a outras tarefas, autonomia e independência. Como aspectos negativos foram apontados plataformas digitais, dificuldade de comunicação, medo de demissão, aumento ou diminuição da demanda de serviço e a falta de interação social. Conclui-se que há questões que atravessam ações excludentes, tendo como alvo as pessoas com deficiência. Por outro lado, algumas situações relatadas, como o desemprego, representam uma realidade enfrentada por muitos trabalhadores brasileiros com e sem deficiência no contexto da pandemia da COVID-19, que refletem a lógica capitalista no mercado de trabalho.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Wanessa da Silva de et al. Mudanças nas condições socioeconômicas e de saúde dos brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 23, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/w8HSZbzGgKCDFHmZ6w4gyQv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2022.
ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; CARVALHO, Márcia Monteiro; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira. Representações discursivas surdas no contexto do distanciamento social da pandemia da Covid-19. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, ES, v. 15, n. 32, p. 88-108. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35879. Acesso em: 02 fev. 2022.
ARAÚJO, Tânia Maria de; LUA, Iracema. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, SP, v. 46, p. 1-11, 2021.
BARBOSA, Ana Luiza Neves de Holanda; COSTA, Joana Simões de Melo; HECKSHER, Marcos Dantas. Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: Ampliação de desigualdades já existentes? Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. p. 55-63, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10186. Acesso em: 5 ago. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARRETO, Denise Aparecida Brito; GUEDES, Neide Cavalcante. Notes on education in pandemic times and remote work: what place do we speak about? Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, SE, v. 14, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/issue/view/1075. Acesso em: 02 fev. 2022.
BARROS, Gilsene Daura da Silva. A inclusão da mulher com deficiência no mundo do trabalho em São Luís do Maranhão: território de contradições entre legalidade e materialidade. In: CLEMENTE, Josafá da Conceição; FRAGA, Lissandra Mendes; MACHADO, Marianne Chistina Campos. (Org.). Educação Especial no Maranhão: o caminhar da inclusão. São Paulo: Editora Garcia Edizioni, 2029.
BARROS, Marilisa Berti de Azevedo, et al. Relato de tristeza/ depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 29, p.1-12, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/nFWPcDjfNcLD84Qx7Hf5ynq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2022
BITTENCOURT, Zelia Zilda Lourenço de Camargo; FONSECA, Ana Maria Ribeiro da. Percepções de pessoas com baixa visão sobre seu retorno ao mercado de trabalho. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 21, p. 187-195, 2011.
BORDIGNON, Priscila Mallmann; SARMENTO, Dirléia Fanfa. Capacitação profissional de pessoas com deficiência: um estudo de caso no Secap/Faders. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, RJ, v. 37, p. 34-47, 2011. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/200. Acesso em: 20 fev. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 ago. 2021.
BRASIL. Lei n° 13.146. Estatuto da pessoa com deficiência (Lei Brasileira de Inclusão), Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, Brasília, DF, 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8213cons.htm. Acesso em: 5 ago. 2021
BRASIL. Ministério Público do Trabalho. Nota Técnica Conjunta nº 07/2020. Medidas governamentais de contenção da pandemia da doença infecciosa (COVID 19) para trabalhadoras e trabalhadores com deficiência. Brasília, DF, 2020. 8p. Disponível em: https://sinicesp.org.br/materias/2020/nota-mpt.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022
BRIDI, Maria Aparecida. et al. O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19 - Relatório Parte II. 2020. Disponível em https://www.eco.unicamp.br/remir/index.php/condicoes-de-trabalho/202-o-trabalho-remoto-home-office-no-contexto-da-pandemia-covid-19-parte-ii. Acesso em: 02 fev. 2022.
COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, p. 969-978, jul./ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SGWCFyFzjzrDwgDJYKcdhNt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2022.
DURÃES, Bruno; BRIDI, Maria Aparecida da Cruz; DUTRA, Renata Queiroz. O teletrabalho na pandemia da covid-19: uma nova armadilha do capital? Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 36, n. 3, p. 945-966, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/index. Acesso em: 02 fev. 2022.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOUVEIA, Maria Victoria Gonzalez. Participação no mercado de trabalho: a perspectiva de Pessoas com Deficiência Motora e o papel da família. 2021. Dissertação de Mestrado. Mestrado integrado em psicologia. Universidade do Porto. 90 f. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/134786/2/482540.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
GOMES, Robéria Vieira Barreto et al. O trabalho docente do atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades em tempo de distanciamento social. Revista Educação em Debate, Fortaleza, CE, n. 84, p. 135-151, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58995. Acesso em: 20 jan. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: PNAD COVID-19: Resultado mensal [Internet]. Rio de Janeiro, RJ, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 18 fev. 2022
LHUILIER, Dominique. E se essa crise mudasse radicalmente o mundo do trabalho. Caderno de Administração, Maringá, v. 28, ed. esp., p. 89-94, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53900. Acesso em: 02 fev. 2022.
LIMA, Michelle Pinto de. et al. O sentido do trabalho para pessoas com deficiência. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, SP, v. 14, p. 42-68, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/hc53gm8v9SZy7bGXKjV9YTC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS PICCOLO, Gustavo; GONÇALVES MENDES, Enicéia. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 34, n. 123, p. 459-475, abril/jun. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87328002010. Acesso em: 10 set. 2021.
MELLO, Anahi Guedes; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-655, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/rDWXgMRzzPFVTtQDLxr7Q4H/?lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2022.
NEVES, Magda de Almeida. Anotações sobre trabalho e gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 43, n. 149, p. 404-421, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/5c6jtJQ7sLPTwQzHcBGc7pL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 fev. 2022.
NEVES-SILVA, Priscila; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, RJ, v. 20, p. 2549-2558, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Mmjpyg5Ks9BPNtStrwCzChR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 42, p. 1-16. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 02 fev. 2022.
Organização Internacional do Trabalho. Ninguém ficará para trás, nem agora, nem nunca. Pessoas com deficiência na resposta ao COVID-19, Brasília, DF. 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_emp/---ifp_skills/documents/publication/wcms_741590.pdf. Acesso em 26 jan. 2022.
Organização Internacional do Trabalho. Tornando inclusivo o futuro do trabalho das pessoas com deficiência. Tradução de Romeu Kazumi Sassaki. 1. ed. São Paulo: Santa Causa Boas Ideias e Projetos, 2021. Disponível em: https://repositorio.faculdadefama.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/9/Tornando%20inclusivo%20o%20futuro%20do%20trabalho%20das%20pessoas%20com%20deficiencia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jan. 2022.
ORLANDO, Rosimeire Maria; ALVES, Suelen Priscila Ferreira; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Pessoas com deficiência em tempos de pandemia da COVID-19: algumas reflexões. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 34, p. 31-1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/64354. Acesso em: 20 fev. 2022
PEREIRA-SILVA, Nara Liana; FURTADO, Adelaine Vianna; ANDRADE, Jaqueline Ferreira Condé de Melo. A inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com deficiência intelectual. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, SP, v. 26, p. 1003-1016, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tpsy/a/ZK6HxCDKT9dgw4dDXrYw5DK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Bercker. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Letícia Teófilo; SANTOS, Nathalia Kettuly; FORMAGGIO, Filomena Maria. Home office: um olhar sobre as possibilidades. Bioenergia em Revista: Diálogos, Piracicaba, SP, v. 11, 2021. Disponível em: http://www.fatecpiracicaba.edu.br/revista/index.php/bioenergiaemrevista/article/view/445/373818. Acesso em: 20 fev. 2022,
SIMONELLI, Angela Paula; CAMAROTTO, João Alberto. Análise de atividades para a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho: uma proposta de modelo. Gestão & Produção, São Carlos, SP, v. 18, p. 13-26, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/3R3mBKZCNhbRvKB88GXFGBf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2022
TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade social. Dialogia, São Paulo, SP, n. 37, p.1-14, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18268. Acesso em: 02 fev. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).