Análise do repertório de habilidades sociais de pessoas com síndrome de Down

Autores

  • Viviane Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Bruna Bianchi Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriela Cometa Aissa Universidade Federal de São Carlos
  • Stefany Gabrielly Pereira de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Galvani Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27836

Palavras-chave:

Educação especial. Síndrome de Down. Habilidades sociais.

Resumo

Pessoas com síndrome de Down (SD) apresentam déficits nas habilidades sociais envolvendo relações de amizade, vida acadêmica, namoro, dentre outras. No entanto, há uma escassez de estudos que envolvem a percepção da pessoa com SD em relação às suas habilidades sociais. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um instrumento de avaliação das habilidades sociais capaz de avaliar a percepção da própria pessoa com SD, além de verificar o repertório de habilidades sociais das pessoas com SD a partir da percepção de seus pais e pessoas próximas. Participaram da pesquisa 15 pessoas, sendo cinco com síndrome de Down, com idades entre 15 e 35 anos, cinco pessoas próximas (uma para cada participante com SD), e os pais ou responsáveis das pessoas com síndrome de Down (somente um de cada pessoa com SD). Para tanto, foi empregada pesquisa qualitativa e como procedimentos de análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que devido o vídeo ser uma explicação da pergunta em formato visual e dinâmico, este favoreceu a compreensão e a atenção dos participantes, pois a maioria manteve a atenção durante a exibição do vídeo e conseguiram compreender o que estava sendo perguntado. Conclui-se que este estudo pode contribuiu para o levantamento das habilidades sociais que necessitam de intervenção, a partir das respostas fornecidas pelas pessoas com SD, seus responsáveis e pessoas próximas a eles. Cada pessoa com SD tem suas particularidades, apresentando melhores habilidades em diferentes áreas, além de particularidades em suas dificuldades e facilidades.

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Biografia do Autor

Viviane Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos: Programa de Pós-graduação em Educação Especial

Bruna Bianchi, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos: Licenciatura em Educação Especial

Gabriela Cometa Aissa, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos: Licenciatura em Educação Especial

Stefany Gabrielly Pereira de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos: Licenciatura em Educação Especial

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Psicologia / Licenciatura em Educação EspecialUniversidade Federal de São Carlos

Referências

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Rodrigues, V., Bianchi, B., Aissa, G. C., Souza, S. G. P. de, & Galvani, M. D. (2018). Análise do repertório de habilidades sociais de pessoas com síndrome de Down. Revista Educação Especial, 32, e18/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X27836

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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