Percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação nas graduações em saúde

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68321

Parole chiave:

Altas Habilidades/Superdotação, Estudantes, Ensino Superior.

Abstract

Estudo sobre a percepção de estudantes superdotados, que busca apreender as ansiedades e expectativas dos mesmos a partir do seu ingresso nas universidades, onde passam a vivenciar um universo diferente de aprendizagem. Objetivou-se apreender a experiência desses estudantes nas graduações em saúde e compreender como percebem o processo de ensino e aprendizagem neste contexto. Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com nove estudantes de cursos de graduação na área da saúde. As categorias encontradas foram: vivência na universidade, o desconhecimento sobre a superdotação, a interação social e sobre a autopercepção. Os resultados revelam que o ingresso dos superdotados na universidade suscitou sentimentos de angústia e surpresa. Evidenciou-se o desconhecimento de muitos docentes sobre a superdotação, o que indica que para eles, ser superdotado é ter a obrigação de saber todas as matérias e tirar ótimas notas. Notou-se que a percepção sobre a temática de superdotação se encontra na invisibilidade, e, embora a inclusão seja discutida, a superdotação nem sempre é incluída no debate. Isso ocorre porque o imaginário sobre a superdotação que advém do senso comum acaba corroborando com a ideia de gênio, o que interfere na construção de um olhar crítico sobre a questão. Conclui-se que são necessários mais estudos, com ofertas de formação para todos os colaboradores que compõem o quadro funcional das instituições de ensino, especialmente os docentes. A formação para atender as especificidades da superdotação requer o desenvolvimento de estratégias de ensino ativo que possam estimular suas habilidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Glauce Thais Bezerra Souza Barros, Centro Universitário do Rio São Fancisco, Paulo Afonso, BA, Brasil

Psicóloga na Unimed Curitiba. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde.

Patricia Maria Forte Rauli, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil

Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. Gestora. Doutora em Educação.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil

Docente Permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Peqeuno Príncipe; Doutora em Ciências pela USP.

Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação, São Paulo, SP, Brasil

Ministra cursos de Pós-graduação em disciplinas relativas à Educação Especial e altas habilidades/superdotação. Doutora em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil

Docente Permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Peqeuno Príncipe. Doutora em Sociologia.

Riferimenti bibliografici

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soreano; FLEITH, Denise de Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. rev. apml. São Paulo: EPU, 2001.

ANTIPOFF, Cecilia Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 301-309, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/cFcPTS7QRGqk9mKZsW5tWVz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 out 2020.

ARANTES-BRERO, Denise Rocha Belfort. Altas Habilidades/Superdotação na vida adulta. Curitiba: Juruá, 2020.

BERBENA, Maria Alicia Zavala. Modelos teóricos de la superdotación, el talento y las aptitudes sobresalientes. In: SIERRA, Maria de los Dolores Valadez.; MOREJÓN, Júlian Betancourt; BERBENA, Maria Alicia Zavala. Alumnos Superdotados y talentosos: identificación, evaluación e intervención: una perspectiva para docentes. México: Manual Moderno, 2006. p.1-25.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2015. p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13234.htm. Acesso em: 27 out 2021.

CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. As características socioemocionais do indivíduo talentoso e a importância do desenvolvimento das habilidades sociais. In: VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues.; KONKIEWITZ, Elizabete Castelon. Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014. p. 283-308.

CHEMPCEK, Mari Lidia; HADDAD, Monaliza Ehlke Ozorio. AH/SD Altas Habilidades/Superdotação: o trabalho pedagógico e a inteligência emocional no cotidiano dos professores e dos alunos. São Paulo: Reino Editorial, 2019.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/RJtctW4YstSkfbdsW3McQPJ/?lang=pt. Acesso em: 22 out 2020.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do aluno com Altas Habilidades/Superdotação: legislação e políticas educacionais para a inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. Volume 1: Orientação a professores. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2010. p.25-40.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. O atendimento educacional especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior: possibilidades e desafios. In: STOLTZ, T.; MOREIRA, L. C. (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 129-142.

FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soreano. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GAMA, Maria Clara Sodré Salgado. Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: LTDA, Editora Pedagógica e Universitária, 2006.

GUENTHER, Zenita Cunha. Quem são os alunos superdotados? Reconhecer dotação e talento na escola. In: STOLTZ, Tania.; MOREIRA, Laura Cereta (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 64-83.

GUIMARÃES, Tania Gonzaga. Avaliação psicológica de alunos com altas habilidades. In: FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soreano. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 79-86.

JACOBSEN, Mary Elaine. The gifted adult: a revolutionary guide for liberating everyday genius. New York: Ballantine Book, 1999.

LANDAU, Erika. A coragem de ser superdotado. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

MARLAND JUNIOR, S. P. Education of the gifted and talented. Volume 1: Report to the Congress of the United States by the U. S. Commissioner of Education. Washington, D.C.: Department of Health, Education, and Welfare; Office of Education, 1971.

MARTINS, Barbara Amaral. Sinalizando o aluno com traços de altas habilidades/superdotação: o papel do professor especialista. In: RONDINI, Carina Alexandra; REIS, Veronica Lima. Altas habilidade/superdotação: instrumentais para identificação e atendimento do estudante dentro e fora da sala de aula comum. Curitiba: CRV, 2021, p. 175-196.

MERLO, Sandra. O aluno com Altas Habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; FREITAS, Soraia Napoleão. Altas Habilidades/Superdotação: conversas e ensaios acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 33-48.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio da Pesquisa social. In: MINAYO, M. C.de S.; GOMES, S. F. D. R. (Orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-28.

PALUDO, Karina Inês; LOOS-SANT’ANA, Helda; SANT’ANA-LOOS, Rene Simonato. Altas Habilidades/Superdotação: identidade e resiliência. Curitiba: Juruá, 2014.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. E que nome daremos à criança? In: STOLTZ, Tania; MOREIRA, Laura Cereta (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 45-61.

REIS, Ana Paula Poças Zambelli; GOMES, Candido Alberto. Práticas pedagógicas reprodutoras de desigualdades: a sub-representação de meninas entre os alunos superdotados. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 503-519, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/FLYzD4cthPrwXdnzwwSFcVk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 out 2020.

RENZULLI, Joseph Salvatore. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (Orgs.). Altas habilidades, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014. p.219-264.

RENZULLI, Joseph Salvatore. El concepto de los tres anillos de la superdotación: un modelo de desarollo para una productividad creativa. In: MATE, Y. B. (Coord). Intervención e investigación psicoeducativas en alumnos superdotados. Salamanca: Amarú Ediciones, 2000. p. 41-78.

SABATELLA, Maria Lucia Prado. Expandir horizontes para compreender alunos superdotados. In: STOLTZ, T.; MOREIRA, L. C. (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 113-128.

SABATELLA, Maria Lucia Prado. Talento e superdotação: problema ou solução? 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2013.

VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues. A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. In: STOLTZ, T.; MOREIRA, L. C. (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p 95-112.

VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues. Altas Habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Curitiba: InterSaberes, 2019.

VIRGOLIM, Angela Magda Rodrigues; KONKIEWITZ, Elizabete Castelon. (Orgs). Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014.

WINNER, Ellen. Crianças Superdotadas: mitos e realidade. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Pubblicato

2023-05-18

Come citare

Barros, G. T. B. S., Rauli, P. M. F., Garbelini, M. C. D. L., Arantes-Brero, D. R. B., & Sanches, L. da C. (2023). Percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação nas graduações em saúde. Revista Educação Especial, 36(1), e27/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X68321

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.