Análise e correlação do suporte social e da satisfação parental de famílias de crianças com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X67399Parole chiave:
familia, Sindrome de Down, 2-Educação EspecialAbstract
A família é o primeiro ambiente social da criança e a base para seu desenvolvimento. Famílias de crianças com deficiência possuem necessidades específicas, advindas das demandas e das próprias características da deficiência em si. Conhecer essas famílias possibilita criar programas para auxiliá-las. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram: (a) identificar e analisar a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com síndrome de Down e (b) relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos das famílias. Participaram da pesquisa 15 responsáveis de crianças com síndrome de Down. As medidas avaliativas foram: Questionário Critério Brasil, Questionário de suporte social e Questionário de satisfação parental. Os dados obtidos foram quantitativos. Para correlacionar as variáveis foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Os resultados indicaram que os pais sentiam prazer em ficar com o filho com deficiência, visto que os itens que obtiveram maiores médias de satisfação parental estavam relacionados às situações que valorizavam esses momentos. Com relação ao suporte social, a pessoa suportiva mais mencionada foi o/a cônjuge. Sobre a correlação entre variáveis, a idade dos participantes apresentou correlação positiva com o grau de satisfação em ser pai/mãe e com o suporte social recebido em momentos que necessitavam de ajuda emocional. Alguns itens da escala de Suporte Social também estavam positivamente correlacionados com itens da Escala de Satisfação Parental. Conclui-se que, conforme os pais ficam mais velhos aumenta o suporte social e sua satisfação parental e que tais variáveis estão correlacionadas entre si.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABEP. Critério de Classificação Econômica Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, 2008.
BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; ABRAMIDES, Dagma Venturini Marques; SOUZA, Liliane Salgado de; LOUREIRO, Sonia Regina. Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 2, p. 265- 282, 2010.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humano. A. Carvalho-Barreto (Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRONFENBRENNER, Urie; MORRIS, Pamela. The ecology of developmental processes. Em: W. Damon (org.), Handbook of child psychology, v. 1, New York, NY: John Wiley & Sons, 1998. p. 993-1027.
CABRAL, Regina Aparecida.; SANTOS, Branca Maria de Oliveira; CANO, Maria Aparecida Tedeschi. A experiência de ser mãe pela primeira vez após os 35 anos. Cinergis, v. 18, n. 4, p. 279-284, 2017.
CAMPOS, Elisa Maria Parahyba. Suporte Social e Família. In: FILHO, Júlia de Melo; BURD, Miriam (Orgs.). Doença e Família. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 141-159.
COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. ed. 2. São Paulo: Editora Atlas, 2006. p. 454.
DESSEN, Maria Auxiliadora.; BRAZ, Marcela Pereira. A família e suas inter-relações com o desenvolvimento humano. In: Maria Auxiliadora DESSEN; Áderson Luiz COSTA JÚNIOR (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 113-131.
FANTINATO, Aline Costa; CIA, Fabiana. Habilidades sociais educativas, relacionamento conjugal e comportamento infantil na visão paterna: um estudo correlacional. Psico (PUCRS. Impresso), v. 46, n. 1, p. 122-130, 2015.
FIAMENGHI JR., Geraldo Antônio; MESSA, Alcione Aparecida. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Psicologia, Ciência e profissão, v. 27, n. 2, p. 236-245, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. 4. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 176.
GOMES, Vanessa Fonseca; BOSSA, Cleonice. Estresse e relações familiares na perspectiva de irmãos de indivíduos com transtornos globais do desenvolvimento. Estudos de Psicologia, v.9, n.3, p.553-561, 2004.
GRISANTE, Priscila Crespilho.; AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Interações familiares: observação de diferentes subsistemas em família como uma criança com síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, n. 2, p. 195-212, 2012.
GUERRA, Camilla de Sena.; DIAS, Maria Djair; FERREIRA FILHA, Maria de Oliveira.; ANDRADE, Fábia Barbosa de; REICHERT, Altamira Pereira da Silva.; ARAÚJO, Verbena Santos. Do sonho à realidade: vivência de mães de filhos com deficiência. Texto & Contexto Enfermagem, v. 24, n. 2, p. 459-466, 2015.
HENN, Camila Guedes; PICCININI, Cesar Augusto; GARCIAS, Gilberto de Lima. A família no contexto da Síndrome de Down: revisando a literatura. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 3, p. 485-493, 2008.
KLAUS, Marshall.; KENNELL, John.; KLAUS, Phyllis. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
LEÃO, Marluce Auxiliadora Borges Glaus; SOUZA, Zilda Regina de; CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Desenvolvimento humano e teoria bioecológica: ensaio sobre "O contador de histórias". Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 341-348, 2015.
LOPES, Rita de Cássia Sobreira; PROCHNOW, Laura Pithan; PICCININI, César Augusto. A relação da mãe com suas figuras de apoio femininas e os sentimentos em relação à maternidade. Psicologia em Estudo, v. 15, n. 2, p. 295-304, 2010.
MARINS, Danielli Gualda. Estudo comparativo sobre famílias de pré-escolares com deficiência, dificuldades escolares e desenvolvimento típico. 2018. 177f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
MARTINS, Sandra Maria Cameira. Satisfação parental e impacto familiar: contribuição para validação de um instrumento. 2008. 308 f. Dissertação (Mestrado em Gravidez e Parentalidade) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal, 2008.
MATSUKURA, Thelma Simões; MARTURANO, Edna Maria; OISHI, Jorge. O questionário de suporte social (SSQ): Estudos da adaptação para o português. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 5, p. 37-45, 2002.
MATSUKURA, Thelma Simões; MARTURANO, Edna Maria; OISHI, Jorge; ORASCHE, Graciele. Estresse e suporte social em mães de crianças com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 3, p. 415-428, 2007.
MINETTO, Maria de Fátima Joaquim; CREPALDI, Maria Aparecida; BIGRAS, Marc; MOREIRA, Laura Ceretta. Práticas educativas e estresse parental de pais de crianças pequenas com desenvolvimento típico e atípico. Educar em Revista, v. 28, n. 43, p. 117-132, 2012.
NARVAZ, Martha Giudice.; KOLLER, Sílvia Helena. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Em: KOLLER, Sílvia Helena (org.). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 51-65.
NOMAGUCHI, Kei. Parenthood and Psychological Well-Being: Clarifying the Role of Child Age and Parent-Child Relationship Quality. Social Science Research, v. 41, n. 2, p. 489-498, 2011. Disponível em: <http://europepmc.org/article/MED/23017766#S17>. Acesso em: mar. 2021.
NÚÑEZ, Blanca. La familia con un hijo con discapacidad: sus conflictos vinculares. Archives Argentina de Pediatría, v. 101, n. 2, p. 133-142, 2003.
PAVÃO, Michelle Roberta. Rotina, necessidades e suporte de famílias de crianças com síndrome de Down. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
PEREIRA-SILVA, Nara Liana. Estresse e ajustamento conjugal de casais com filho(a) com Síndrome de Down. Interação em Psicologia, v. 19, n. 2, p. 225-234, 2016.
PEREIRA-SILVA, Nara Liana; DESSEN, Maria Auxiliadora. Padrões de interação genitores-crianças com e sem síndrome de Down. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 283-291, 2006.
PEREIRA-SILVA, Nara Liana; OLIVEIRA, Larissa Dias; ROOKE, Mayse Itagiba. Famílias com adolescentes com síndrome de Down: apoio social e recursos familiares. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 33, n. 2, p. 269-283, 2015.
PESTANA, Maria Helena.; GAGEIRO, João Nunes. Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2005.
POSTMONTIER, Bárbara. E. Antepartum care in the twenty-first century. Nursing Clinic North America, v. 37, p. 757-769, 2002.
RABELO, Vanessa Célia de Souza. Inclusão escolar de alunos com síndrome de Down, famílias e professoras: uma análise bioecológica. 2013. 145 p. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
RAMIRES, Cristhiene Montone Nunes; BRANCO-BARREIRO, Fátima Cristina Alves; PELUSO, Érica Toledo Piza. Fatores relacionados à qualidade de vida de pais de crianças com deficiência auditiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3245-3252, 2016.
RIGOTTO, Daiene Marcela. Evidências de validade entre suporte familiar, suporte social e autoconceito. 2006. 106 p. Dissertação de Mestrado (Psicologia) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2006.
ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de. Levantamento Sistemático dos Focos de Estresse Parental em Cuidadores de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 3, p. 455-464, 2018. Acesso em: 16 set. 2019.
ROOKE, Mayse Itagiba. Famílias com filho com síndrome de Down: Investigando a resiliência familiar. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 583 p.
SILVA, Nara Liana Pereira; DESSEN, Maria Auxiliadora. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002.
SILVA, Simone Cerqueira da; DESSEN, Maria Auxiliadora. Relações Familiares na Perspectiva de Pais, Irmãos e Crianças com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 3, p. 421-434, 2014.
SPINAZOLA, Cariza de Cássia. Crianças com deficiência física, síndrome de Down e autismo: análise de características familiares na visão materna. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 94. 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).