Avaliação de um kit didático que reproduz tatilmente ilustrações no Ensino de Física

Autori

  • Josiane Pereira Torres Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20260

Parole chiave:

Cegueira, Ensino de Física, Inclusão Escolar, Educação Especial.

Abstract

Nesse trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi desenvolver e avaliar um kit didático, denominado de KitFis, que reproduz tatilmente ilustrações de fenômenos e situações no ensino da Física. Após o desenvolvimento do kit, foi realizado uma avaliação na qual três professores de física ministraram uma aula de determinado tema de física à um estudante cego, apenas com o apoio do kit. As aulas foram filmadas a fim de analisar o manuseio do kit pelos participantes e após as aulas os participantes foram entrevistados no intuito de levantarmos suas impressões com relação ao uso do kit. Os resultados mostraram que o kit permite a construção de uma quantidade significativa de ilustrações de situações físicas e ainda o estudante relatou que tais ilustrações foram percebidas com facilidade pelo tato, o que evidencia a qualidade tátil das peças do KitFis. O KitFis pode contribuir consideravelmente com práticas mais inclusivas no ensino regular possibilitando que estudantes cegos tenham acesso ao currículo assim como os demais estudantes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Física. Mestra em Educação Especial (UFSCar). Doutoranda em Educação Especial (UFSCar).

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Departamento de Psicologia e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-04-05

Come citare

Torres, J. P., & Mendes, E. G. (2019). Avaliação de um kit didático que reproduz tatilmente ilustrações no Ensino de Física. Revista Educação Especial, 32, e35/ 1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X20260

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>