Avaliação de um kit didático que reproduz tatilmente ilustrações no Ensino de Física

Autores

  • Josiane Pereira Torres Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20260

Palavras-chave:

Cegueira, Ensino de Física, Inclusão Escolar, Educação Especial.

Resumo

Nesse trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi desenvolver e avaliar um kit didático, denominado de KitFis, que reproduz tatilmente ilustrações de fenômenos e situações no ensino da Física. Após o desenvolvimento do kit, foi realizado uma avaliação na qual três professores de física ministraram uma aula de determinado tema de física à um estudante cego, apenas com o apoio do kit. As aulas foram filmadas a fim de analisar o manuseio do kit pelos participantes e após as aulas os participantes foram entrevistados no intuito de levantarmos suas impressões com relação ao uso do kit. Os resultados mostraram que o kit permite a construção de uma quantidade significativa de ilustrações de situações físicas e ainda o estudante relatou que tais ilustrações foram percebidas com facilidade pelo tato, o que evidencia a qualidade tátil das peças do KitFis. O KitFis pode contribuir consideravelmente com práticas mais inclusivas no ensino regular possibilitando que estudantes cegos tenham acesso ao currículo assim como os demais estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Física. Mestra em Educação Especial (UFSCar). Doutoranda em Educação Especial (UFSCar).

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Departamento de Psicologia e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2019-04-05

Como Citar

Torres, J. P., & Mendes, E. G. (2019). Avaliação de um kit didático que reproduz tatilmente ilustrações no Ensino de Física. Revista Educação Especial, 32, e35/ 1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X20260

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>