A produção científica da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens – CIF-CJ
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17202Parole chiave:
Classificação internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde para crianças e jovens, CIF-CJ, produção científicaAbstract
A CIF-CJ constitui-se numa ferramenta com abordagem biopsicossocial da funcionalidade humana e incapacidade específica para o período da infância permitindo uma linguagem comum entre os profissionais que lidam com crianças com incapacidades. Objetivo: descrever como se configura os estudos científicos que utilizam a CIF-CJ nas bases de dados nacionais e internacionais. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva com abordagem bibliométrica. As buscas foram realizadas nas baeses de dados Bireme, Science Direct e Scopus; foi realizada leitura minuciosa dos estudos selecionados, preenchendo um protocolo com os principais dados de cada estudo; com o auxílio do Software VantagePoint®, as análises dos dados produziram indicadores: ano de publicação; autoria; formação dos autores; periódicos; delineamento dos estudos; principais temas abordados. Resultados: crescimento de publicações sobre o assunto nos últimos anos; a maioria dos estudos é de autoria coletiva; autores são da área de educação e saúde; o periódico que se destaca é o Disability and Rehabilitation; grande parte dos estudos descritivos tem como foco mapear escalas motoras e de desempenho infantil, programas de saúde e de educação ou patologias. Conclusão: os estudos revelam a importância do uso da CIF-CJ na prática clínica, porém não há estudos sobre sua viabilidade. Faltam instrumentos baseados nos parâmetros da CIF-CJ para avaliar o desenvolvimento infantil.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).