Alunos com mielomeningocele: uma discussão sobre sua participação no contexto escolar

Caroline Penteado Assis, Claudia Maria Simões Martinez

Resumo


O objetivo deste estudo foi o de descrever como os professores avaliam o desempenho escolar dos alunos com sequelas de mielomeningocele e, ainda, relacionar semelhanças e diferenças na visão identificadas por professores e pesquisadores. Fizeram parte desta pesquisa seis professores de três alunos com sequelas de mielomeningocele inseridos no ensino regular. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a Escala de Percepção dos Professores sobre os Alunos com Sequelas de Mielomeningocele e o Roteiro de Observação do Desempenho do Aluno com Sequela de Mielomeningocele. Analisaram-se os dados com base na abordagem qualitativa e comparativa. Os resultados revelaram que houve dificuldades de os professores identificarem as Necessidades Educacionais Especiais apresentadas pelos alunos com sequelas de mielomeningocele. Considera-se essa identificação defasada como um fator precursor de problemas para inclusão escolar desses alunos, pois compromete o atendimento das necessidades escolares específicas. Dessa forma, acreditase que os profissionais da área da saúde, a partir de formação de parcerias com os professores, possam contribuir com a realização de ações integradas e formativas com intuito de amenizar os desafios encontrados na inclusão escolar.

Palavras-chave: Mielomeningocele; Inclusão escolar; Participação.

Palavras-chave


Myelomeningocele; School inclusion; Participation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3271

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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