<b>Alunos com mielomeningocele: uma discussão sobre sua participação no contexto escolar</b>

Autores

  • Caroline Penteado Assis Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3271

Palavras-chave:

Myelomeningocele, School inclusion, Participation.

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de descrever como os professores avaliam o desempenho escolar dos alunos com sequelas de mielomeningocele e, ainda, relacionar semelhanças e diferenças na visão identificadas por professores e pesquisadores. Fizeram parte desta pesquisa seis professores de três alunos com sequelas de mielomeningocele inseridos no ensino regular. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a Escala de Percepção dos Professores sobre os Alunos com Sequelas de Mielomeningocele e o Roteiro de Observação do Desempenho do Aluno com Sequela de Mielomeningocele. Analisaram-se os dados com base na abordagem qualitativa e comparativa. Os resultados revelaram que houve dificuldades de os professores identificarem as Necessidades Educacionais Especiais apresentadas pelos alunos com sequelas de mielomeningocele. Considera-se essa identificação defasada como um fator precursor de problemas para inclusão escolar desses alunos, pois compromete o atendimento das necessidades escolares específicas. Dessa forma, acreditase que os profissionais da área da saúde, a partir de formação de parcerias com os professores, possam contribuir com a realização de ações integradas e formativas com intuito de amenizar os desafios encontrados na inclusão escolar.

Palavras-chave: Mielomeningocele; Inclusão escolar; Participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Penteado Assis, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutoranda em Educação Especial

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Assis, C. P., & Martinez, C. M. S. (2011). <b>Alunos com mielomeningocele: uma discussão sobre sua participação no contexto escolar</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 391–408. https://doi.org/10.5902/1984686X3271

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)