<b> A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com sequelas de mielomeningocele: opinião dos professores </b>

Autores

  • Caroline Penteado Assis Universidade Federal de São Carlos
  • Cláudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1508

Palavras-chave:

myelomeningocele, school inclusion, assistive technology.

Resumo

A mielomeningocele é uma doença que acomete o feto durante o processo de gestação devido a uma malformação congênita. Ela pode causar inúmeras sequelas que vão interferir no desenvolvimento da criança e consequentemente no seu processo de escolarização. Assim vários são os desafios que podem ser vivenciados por estas crianças para sua inclusão escolar; dessa forma, a utilização de recursos de tecnologia assistiva tem sido preconizada com intuito de ampliar as habilidades funcionais desses alunos no contexto escolar. Existem poucas pesquisas realizadas no Brasil para conhecer a realidade escolar dessas crianças. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar, a partir da opinião do professor da sala regular e de recursos multifuncionais, como ocorre o processo de escolarização do aluno com sequela de mielomeningocele e a utilização de recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar. Fizeram parte desta pesquisa sete professores de quatro alunos com sequelas de mielomeningocele matriculados no ensino regular. Os instrumentos utilizados foram roteiros de entrevistas elaborados para este estudo. Assim eles foram aplicados junto aos professores do ensino regular e da sala de recursos multifuncionais. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que existem desafios presentes para a inclusão de alunos com sequelas de mielomeningocele e que os professores não utilizavam recursos de tecnologia assistiva na escola. Considera-se que, para a verdadeira prática de inclusão escolar destes alunos, precisam ser disseminados conhecimentos sobre a mielomeningocele e os diferentes recursos que podem ser utilizados no contexto escolar.

Palavras-chave: mielomeningocele; inclusão escolar; tecnologia assistiva.

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Biografia do Autor

Caroline Penteado Assis, Universidade Federal de São Carlos

Docente do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mestre e doutoranda em Educação Especial

Cláudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Docente do departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Educação Especial daUniversidade Federal de São Carlos

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Publicado

2011-06-10

Como Citar

Assis, C. P., & Martinez, C. M. S. (2011). <b> A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com sequelas de mielomeningocele: opinião dos professores </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 93–111. https://doi.org/10.5902/1984686X1508

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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