<b> A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com sequelas de mielomeningocele: opinião dos professores </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1508Palavras-chave:
myelomeningocele, school inclusion, assistive technology.Resumo
A mielomeningocele é uma doença que acomete o feto durante o processo de gestação devido a uma malformação congênita. Ela pode causar inúmeras sequelas que vão interferir no desenvolvimento da criança e consequentemente no seu processo de escolarização. Assim vários são os desafios que podem ser vivenciados por estas crianças para sua inclusão escolar; dessa forma, a utilização de recursos de tecnologia assistiva tem sido preconizada com intuito de ampliar as habilidades funcionais desses alunos no contexto escolar. Existem poucas pesquisas realizadas no Brasil para conhecer a realidade escolar dessas crianças. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar, a partir da opinião do professor da sala regular e de recursos multifuncionais, como ocorre o processo de escolarização do aluno com sequela de mielomeningocele e a utilização de recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar. Fizeram parte desta pesquisa sete professores de quatro alunos com sequelas de mielomeningocele matriculados no ensino regular. Os instrumentos utilizados foram roteiros de entrevistas elaborados para este estudo. Assim eles foram aplicados junto aos professores do ensino regular e da sala de recursos multifuncionais. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que existem desafios presentes para a inclusão de alunos com sequelas de mielomeningocele e que os professores não utilizavam recursos de tecnologia assistiva na escola. Considera-se que, para a verdadeira prática de inclusão escolar destes alunos, precisam ser disseminados conhecimentos sobre a mielomeningocele e os diferentes recursos que podem ser utilizados no contexto escolar.Palavras-chave: mielomeningocele; inclusão escolar; tecnologia assistiva.
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