A produção científica da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens – CIF-CJ

Autores

  • Cristiane Paiva-Alves UNESP
  • Aline Cirelli Coppede UFSCar
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi UFSCar
  • Cláudia Maria Simões Martinez UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17202

Palavras-chave:

Classificação internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde para crianças e jovens, CIF-CJ, produção científica

Resumo

A CIF-CJ constitui-se numa ferramenta com abordagem biopsicossocial da funcionalidade humana e incapacidade específica para o período da infância permitindo uma linguagem comum entre os profissionais que lidam com crianças com incapacidades. Objetivo: descrever como se configura os estudos científicos que utilizam a CIF-CJ nas bases de dados nacionais e internacionais. Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva com abordagem bibliométrica. As buscas foram realizadas nas baeses de dados Bireme, Science Direct e Scopus; foi realizada leitura minuciosa dos estudos selecionados, preenchendo um protocolo com os principais dados de cada estudo; com o auxílio do Software VantagePoint®, as análises dos dados produziram indicadores: ano de publicação; autoria; formação dos autores; periódicos; delineamento dos estudos; principais temas abordados. Resultados: crescimento de publicações sobre o assunto nos últimos anos; a maioria dos estudos é de autoria coletiva; autores são da área de educação e saúde; o periódico que se destaca é o Disability and Rehabilitation; grande parte dos estudos descritivos tem como foco mapear escalas motoras e de desempenho infantil, programas de saúde e de educação ou patologias. Conclusão: os estudos revelam a importância do uso da CIF-CJ na prática clínica, porém não há estudos sobre sua viabilidade. Faltam instrumentos baseados nos parâmetros da CIF-CJ para avaliar o desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Paiva-Alves, UNESP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, pré-escola, prevenção de deficiências, avaliação e cif-cj

Aline Cirelli Coppede, UFSCar

Doutoranda em Educação Especial (2012) na UFSCar, Mestre em Terapia Ocupacional pela Ufscar, especialista em Neuropediatria pela Ufscar, possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Trabalhou na APAE de Ribeirão Preto de 2009 a 2011, Prestadora de serviços autônomos na Escola de Educação Especial Egydio Pedreschi em Ribeirão Preto, realiza atendimento Terapêutico Ocupacional domiciliar desde 2011, atendendo diversas populações (crianças, adultos e idosos). Atualmente docente do curso de Graduação do Centro Universitário Claretiano em Batatais. Desenvolve projetos dentro da linha: Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Reabilitação Física e inclusão escolar.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, UFSCar

Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1979), mestre (1986) e doutora (1995) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS); Educação (PPGE); e Educação Especial (PPGEEs), todos da UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/UFSCar (fev. 2010 - maio 2014) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar (set. 2004 - ago.2008), Tem conduzido pesquisas sobre as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica em várias áreas de conhecimento, por meio da Bibliometria e da Cientometria, e em 2010 organizou o 2º. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (2o. EBBC).Também realiza pesquisas sobre colaboração científica, questões de gênero em ciência e tecnologia, expertise e think tanks brasileiros, consultas públicas online, avaliação da pós-graduação, processos de produção, comunicação e apropriação do conhecimento científico, ancorada nas abordagens dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, e da Sociologia da Ciência.

Cláudia Maria Simões Martinez, UFSCar

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é pró reitora de extensão da Universidade Federal de São Carlos e professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, desenvolvimento infantil, família, educação e brinquedo.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Paiva-Alves, C., Coppede, A. C., Hayashi, M. C. P. I., & Martinez, C. M. S. (2016). A produção científica da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para crianças e jovens – CIF-CJ. Revista Educação Especial, 29(56), 635–652. https://doi.org/10.5902/1984686X17202

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.