Relações de sala de aula

Autores

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dinâmica de Grupo, Aprendizagem, Sala de Aula.

Resumo

Esse estudo aborda as relações de sala de aula como fator que influencia a aprendizagem e refere a utilização do Índice de Posição Sociométrica-IPS, como instrumento válido para a compreensão da sua estrutura e dinâmica social. A turma de sala de aula é um grupo social, implica relações emocionais. A interação entre os alunos produz sentimentos de aceitação ou rejeição entre si, criando hierarquias de prestígio que constituem a estrutura sócio-afetiva do grupo. O IPS possibilita compreender a estrutura e a dinâmica social de modo a oportunizar ao professor a implementação de práticas pedagógicas mediadoras do processo de construção do conhecimento.

Downloads

Downloads

Como Citar

Marquezan, R. (2012). Relações de sala de aula. Revista Educação Especial, 81–93. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5138

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.