Envolvimento Parental em Intervenção para Estimulação das Funções Executivas e Autorregulação Emocional em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X90381

Palavras-chave:

Intervenção neuropsicológica, Desenvolvimento Infantil, Estimulação Cognitiva, Funções Executivas

Resumo

Intervenções cognitivas para crianças e adolescentes, amplamente aplicadas no contexto clínico e escolar para prevenir dificuldades ou remediar déficits em funções executivas, autorregulação emocional e habilidades socioemocionais, têm sido exploradas de forma mais aprofundada quanto ao papel dos pais e cuidadores na estimulação dessas habilidades, sobretudo quando estes estão envolvidos nas intervenções. Este estudo objetivou mapear os principais achados da literatura sobre o envolvimento parental em intervenções neuropsicológicas na infância e adolescência, por meio de uma revisão de escopo, utilizando o protocolo PRISMA-ScR. A estratégia de busca foi elaborada com o suporte de um bibliotecário especializado, seguindo o acrônimo PICOS, com ênfase em estudos experimentais e quase-experimentais. A busca foi realizada em seis bases de dados indexadas, sem restrições de ano ou idioma. Foram encontrados 153 artigos, dos quais, após a exclusão de duplicatas, leitura de títulos, resumos e artigos completos, sete foram selecionados para análise final. Dos estudos incluídos, apenas um foi direcionado ao público adolescente, enquanto os demais focaram em intervenções com crianças, dividindo-se entre desenvolvimento típico e atípico. Os resultados evidenciaram divergências significativas nos objetivos dos estudos, no formato das intervenções, no público-alvo e, principalmente, nos diferentes modos de envolvimento de pais e cuidadores na estimulação cognitiva. Essas inconsistências sinalizam uma complexidade e dificuldade na definição de parâmetros robustos para pesquisa e intervenção, evidenciando lacunas importantes na compreensão do papel do envolvimento parental em intervenções neuropsicológicas e na sua integração efetiva ao tratamento de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Raissa Lara Barros Cordeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Formada em Orientação Profissional e de Carreira, Mestranda em Psicologia com ênfase em intervenções em Funções Executivas, Regulação Emocional e Envolvimento Parental, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - LANCE UFSC. Atua como psicóloga clínica pela perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental. 

Amanda Lima Rubim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Mestre (bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Saúde e Desenvolvimento Psicológico. Especialista (Bolsista) em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela Faculdade de São Paulo (2022), Especialista (Bolsista) em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (2022), e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual pelo Instituto de Pós Graduação IPOG (2022). Bacharel em Psicologia pela Universidade CEUMA (2020). Colaboradora nos grupos de pesquisa da UFSC: a) Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE); e, b) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPEDI). Realiza pesquisas em neurodesenvolvimento infantil em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento da Universidade de Harvard. Membro Pesquisador dos Grupos de Pesquisas da Universidade Ceuma: a) Neuropsicologia; b) Avaliação e Intervenção no Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA); c) Avaliação Psicológica. Ex-Membro do Observatório de Assuntos Criminológicos e Perícia Forense da Ordem dos Advogados Brasileira - Maranhão. Ex-Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Ceuma. Coordenou uma intervenção baseada em jogos de Cognição Social com crianças com TEA, tendo os pais como mediadores principais. Tem experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. Atualmente coordena, supervisiona e é preceptora de estágio no Núcleo de Psicologia e Análise do Comportamento do Instituto Ana Malheiros em Florianópolis. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Transtornos do Neurodesenvolvimento, com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente atua com crianças com desenvolvimento atípico e suas famílias, realizando treinamento de Habilidades Sociais, Treinamento de Habilidades Comportamentais para Pais e Cuidadores e Treinamento de Assistentes Terapeuticos, todos fundamentados em ABA. 

Natália Beatriz Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2022. Bolsista de iniciação científica (PIBIC-CNPq) do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE) de 2023 a 2024. Experiência com intervenções focadas na promoção de habilidades socioemocionais e matemáticas, com crianças típicas e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tenho interesse nas área de terapia sistêmica, família, desenvolvimento humano, políticas públicas. 

Amanda Rodrigues Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia, participante de iniciação científica na Universidade Federal de Santa Catarina. Tenho experiência em Psicologia infantil, com ênfase em Neuropsicologia, focando especialmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista, além de avaliação e intervenção psicológica. Já fui bolsista voluntária no Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação da UFSC. No momento atuo em escolas de educação infantil. 

Chrissie Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de graduação e pós-graduação. Realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento, tendo feito também seu doutorado sanduíche e ambos com foco no desenvolvimento de programas interventivos para a promoção da cognição numérica e cognição social na primeira infância. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação de Psicologia (POSPSI-UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolveu o Heróis da Mente, um Programa de Estimulação das Funções Executivas e Autorregulação Emocional, que foi testado em ambientes escolares sociovulneráveis como projeto de doutorado e atualmente disponibiliza o programa no projeto de extensão da UFSC: "Grupo de pais e filhos: um programa de intervenção psicoeducativo para a intervenção em funções executivas e regulação emocional". Coordena o projeto de extensão Brincamente (instagram @brincamente) com divulgação científica e ações promovedoras para o desenvolvimento infanto-juvenil. Pesquisa desenvolvimento socioemocional e sua relação com a vulnerabilidade social em crianças brasileiras com pesquisas para testar intervenções para aprimorar as áreas de Funções Executivas e Cognição Social ao longo da infância. Além disso, estuda como o desenvolvimento cognitivo é influenciado por fatores ambientais relevantes, como contextos de alta vulnerabilidade e contaminantes ambientais. Têm desenvolvido intrumentos cognitivos e de desempenho acadêmico (Funções Executivas, Cognição Social e Habilidades Matemáticas) para avaliar a eficácia dos programas de intervenção que vem trabalhando e com o intuito de disponibilizar novos intrumentos computadorizados validados e padronizados para o contexto brasileiro.Tem experiência clínica com acolhimento psicossocial e psicoterapia para crianças e adolescentes, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva. É co-coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - LANCE-UFSC e pesquisadora associada do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Neurodesenvolvimento Humano - LINHA (UFJF), do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (Neuroclic) e do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Harvard. Áreas de interesse: Neuropsicologia do desenvolvimento, Programas de Intervenção na Infância, Avaliação Cognitiva, Avaliação Neuropsicológica, Funções Executivas, Cognição Social, Neurociências Cognitiva e Neurotoxicologia. Associada do da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD), da Society for Research in Child Development (SRCD) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do GT de Neuropsicologia do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Cordeiro, R. L. B., Rubim, A. . L., Matos, N. B., Amorim, A. R., & Carvalho, C. F. de. (2025). Envolvimento Parental em Intervenção para Estimulação das Funções Executivas e Autorregulação Emocional em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão de Escopo. Revista Educação Especial, 38(1), e37/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X90381

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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