Envolvimento Parental em Intervenção para Estimulação das Funções Executivas e Autorregulação Emocional em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão de Escopo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X90381Palavras-chave:
Intervenção neuropsicológica, Desenvolvimento Infantil, Estimulação Cognitiva, Funções ExecutivasResumo
Intervenções cognitivas para crianças e adolescentes, amplamente aplicadas no contexto clínico e escolar para prevenir dificuldades ou remediar déficits em funções executivas, autorregulação emocional e habilidades socioemocionais, têm sido exploradas de forma mais aprofundada quanto ao papel dos pais e cuidadores na estimulação dessas habilidades, sobretudo quando estes estão envolvidos nas intervenções. Este estudo objetivou mapear os principais achados da literatura sobre o envolvimento parental em intervenções neuropsicológicas na infância e adolescência, por meio de uma revisão de escopo, utilizando o protocolo PRISMA-ScR. A estratégia de busca foi elaborada com o suporte de um bibliotecário especializado, seguindo o acrônimo PICOS, com ênfase em estudos experimentais e quase-experimentais. A busca foi realizada em seis bases de dados indexadas, sem restrições de ano ou idioma. Foram encontrados 153 artigos, dos quais, após a exclusão de duplicatas, leitura de títulos, resumos e artigos completos, sete foram selecionados para análise final. Dos estudos incluídos, apenas um foi direcionado ao público adolescente, enquanto os demais focaram em intervenções com crianças, dividindo-se entre desenvolvimento típico e atípico. Os resultados evidenciaram divergências significativas nos objetivos dos estudos, no formato das intervenções, no público-alvo e, principalmente, nos diferentes modos de envolvimento de pais e cuidadores na estimulação cognitiva. Essas inconsistências sinalizam uma complexidade e dificuldade na definição de parâmetros robustos para pesquisa e intervenção, evidenciando lacunas importantes na compreensão do papel do envolvimento parental em intervenções neuropsicológicas e na sua integração efetiva ao tratamento de crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
BRAENDEN, Astrid; et al. Executive function in children with disruptive mood dysregulation disorder compared to attention-deficit/hyperactivity disorder and oppositional defiant disorder, and in children with different irritability levels. European Child & Adolescent Psychiatry, Germany, v. 33, n. 1, p. 115–125, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00787-023-02143-6. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s00787-023-02143-6
CARVALHO, Ariane Cristina Ramello de. Como estimular habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais no contexto clínico? Orientações gerais aos terapeutas. In: CARDOSO, Caroline de Oliveira; DIAS, Natália Martins (Org.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. 1. ed. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2019.
CHACKO, Anil; et al. Sequenced neurocognitive and behavioral parent training for the treatment of ADHD in school-age children. Child Neuropsychology, United Kingdom , v. 24, n. 4, p. 427–450, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09297049.2017.1282450. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/09297049.2017.1282450
COSTA, Simone Alves Araujo; SOUZA, Mariane Lima de. Tarefa escolar: suporte parental e desempenho nas funções executivas. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 39, n. 120, p. 377-387, dez. 2022. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862022000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220041
DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual Review of Psychology, United States, v. 64, n. 1, p. 135-168, 2013. Disponível em: https://www.annualreviews.org/content/journals/10.1146/annurev-psych-113011-143750. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750
DIAMOND, Adele. Why improving and assessing executive functions early in life is critical. In: GRIFFIN, James; MCCARDLE, Peggy; FREUND, Lisa (Eds.). Executive function in preschool-age children: integrating measurement, neurodevelopment, and translational research. Washington, DC: American Psychological Association, 2016. p. 11-43. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2015-31283-002. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1037/14797-002
DIAS, Natália Martins; CARDOSO, Caroline de Oliveira; CARVALHO, Chrissie Ferreira de. Funções executivas: reabilitação e promoção na infância. In: CARDOSO, Caroline de Oliveira; DIAS, Natália Martins (Org.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. 1. ed. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2019.
DIAS, Natália Martins; MALLOY-DINIZ, Leandro. Funções executivas: conceitos e modelos. In: MALLOY-DINIZ, Leandro; DIAS, Natália Martins (Org.). Funções executivas: modelos e aplicações. 1. ed. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2020.
DIAS, Natália Martins; PEREIRA, Ana Paula Prust; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Executive functions in the prediction of academic performance in elementary education. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 38, p. e382114, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/RQ6xtJNVsF73HC6JWNL7k9h/?lang=en. Acesso em: 13 dez. 2024.
ESPOZITO, Michelle de Castro. Estilos parentais no desenvolvimento das funções executivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui//handle/20.500.14407/14412?locale=pt_BR. Acesso em: 13 nov. 2024.
FOMBOUCHET, Yoann; LANNEGRAND, Lyda; LUCENET, Joanna. Relationships between emotion regulation strategies and executive functions in adolescence: exploring the effects of discrete emotions and age. Journal of Adolescence,
England, v. 96, n. 6, p. 1239–1248, 2024. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jad.12334. Acesso em: 13 nov. 2024.
HAINE-SCHLAGEL, Rachel; WALSH, Natalia Escobar. A review of parent participation engagement in child and family mental health treatment. Clinical Child and Family Psychology Review, United States, v. 18, p. 133-150, 2015. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4433419/. Acesso em: 05 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-015-0182-x
HANSEN, Berit Hjelde et al. Neurodevelopmental disorders: prevalence and comorbidity in children referred to mental health services. Nordic Journal of Psychiatry, United Kingdom, v. 72, n. 4, p. 285–291, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08039488.2018.1444087. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/08039488.2018.1444087
HAZEL, Nicholas et al. Parent relationship quality buffers against the effect of peer stressors on depressive symptoms from middle childhood to adolescence. Developmental Psychology, United States, v. 50, n. 8, p. 2115–2122, 2014. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0037192. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1037/a0037192
HESS, Adriana Raquel Binsfeld; ROCHA, Thiago Botter Maio. Plasticidade cerebral e desenvolvimento cerebral típico e atípico. In: HESS, Adriana Raquel Binsfeld; ROCHA, Thiago Botter Maio (Ed.). A importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. Porto Alegre: Associação Hospitalar Moinhos de Vento, 2024. p. 17–20.
JEFFRIES, Kendall. Increasing parental involvement in early childhood education. Dissertação (Mestrado em Educação) – University of South Florida, Tampa, 2012. Disponível em: https://digitalcommons.usf.edu/etd/4340. Acesso em: 11 abr. 2025.
JOHNSON, Mark. Executive function and developmental disorders: the flip side of the coin. Trends in Cognitive Sciences, England, v. 16, n. 9, p. 454–457, 2012. Disponível em: https://www.cell.com/trends/cognitive-sciences/abstract/S1364-6613(12)00166-0?_returnURL=https%3A%2F%2Flinkinghub.elsevier.com%2Fretrieve%2Fpii%2FS1364661312001660%3Fshowall%3Dtrue. Acesso em: 13 dez. 2024.
JOHNSTON, Charlotte; PARK, Joanne ; MILLER, Natalie Parental cognitions: relations to parenting and child behavior. In: SANDERS, Matthew; MORAWSKA, Alina (Org.). Handbook of parenting and Child Development Across the Lifespan. Cham: Springer International Publishing, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-94598-9_17
KOLY, Kamrun Nahar et al. Parent mediated intervention programmes for children and adolescents with neurodevelopmental disorders in South Asia: a systematic review. Public Library of Science ONE, United States, v. 16, n. 3, 2021. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0247432. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0247432
MACVEAN, Michelle et al. Interventions for parents and families: the evidence for improving language, cognitive and communication outcomes for children (Research report). Melbourne: Parenting Research Centre, 2016. Disponível em: https://www.parentingrc.org.au/wp-content/uploads/2024/09/the-evidence-for-improving-language-cognitive-and-communication-outcomes-for-children.pdf. Acesso em: 13 dez. 2024.
MARTI, Maria et al. Parent involvement in the getting ready for school intervention is associated with changes in school readiness skills. Frontiers in Psychology, Switzerland, v. 9, 2018. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2018.00759/full. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00759
MORRIS, Amanda Sheffield et al. We know even more things: a decade review of parenting research. Journal of Research on Adolescence,
United States, v. 31, n. 4, p. 870–888, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jora.12641. Acesso em: 13 dez. 2024.
PEARS, Katherine et al. Improving child self-regulation and parenting in families of pre-kindergarten children with developmental disabilities and behavioral difficulties. Prevention Science, United States, v. 16, n. 2, p. 222–232, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11121-014-0482-2. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11121-014-0482-2
PINE, Abigail et al. Parental involvement in adolescent psychological interventions: a meta-analysis. Clinical Child and Family Psychology Review, United States, v. 27, n. 3, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10567-024-00481-8. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10567-024-00481-8
RISPOLI, Kristin et al. Feasibility of an emotion regulation intervention for young children with autism spectrum disorder: a brief report. Research in Autism Spectrum Disorders, Netherlands, v. 67, p.101420, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946719301084?via%3Dihub. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2019.101420
ROTHSCHILD, Leah et al. Parents matter: parent acceptance of school-based executive functions interventions relates to improved child outcomes.
Journal of Clinical Psychology, United States, v. 78, n. 7, p. 1388–1406, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jclp.23309. Acesso em: 13 dez. 2024.
RUNGSATTATHARM, Lalin et al. Longitudinal associations between executive function and positive parenting during early childhood and resilience, self-regulation, and behavioral problems in school-age children. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, England, v. 19, n. 1, 2025. Disponível em: https://capmh.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13034-025-00875-8. Acesso em: 20 abri. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s13034-025-00875-8
SCOTT, Stephen; O'CONNOR, Thomas. An experimental test of differential susceptibility to parenting among emotionally-dysregulated children in a randomized controlled trial for oppositional behavior. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, England, v. 53, n. 11, p. 1184–1193, 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22881827/. Acesso em: 05 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02586.x
SHERIDAN, Susan et al. Parent engagement and school readiness: effects of the getting ready intervention on preschool children’s social–emotional competencies. Early Education and Development, United States, v. 21, n. 1, p. 125–156, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10409280902783517. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/10409280902783517
SHOVAL, Gal et al. Making evidence-based knowledge accessible to parents to promote child mental health care. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, United States, v. 61, n. 12, p. 1415–1417, 2022. Disponível em: https://www.jaacap.org/article/S0890-8567(22)00114-9/abstract. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaac.2022.03.005
SILVA, Regiane Messias da. A importância do papel da família na educação especial: colaboração e parceria com a escola. Revista Mais Educação, São Paulo, v. 7, n. 5, 2024. Disponível em: https://www.revistamaiseducacao.com/artigosv7-n5-julho-2024/25. Acesso em: 9 jan. 2024.
SOFRONOFF, Kate; SILVA, Jenni; BEAUMONT, Renae. The Secret Agent Society Social-Emotional Skills program for children with a high-functioning autism spectrum disorder: a parent-directed trial. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, United States, v. 32, n. 1, p. 55–70, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1088357615583467. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1088357615583467
STORMSHAK, Elizabeth; FOSCO, Gregory; DISHION, Thomas. Implementing interventions with families in schools to increase youth school engagement: the family check-up model. School Mental Health, United States, v. 2, n. 2, p. 82–92, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12310-009-9025-6. Acesso em: 9 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s12310-009-9025-6
TRICCO, Andrea et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, United States ,v. 169, n. 7, p. 467–473, 2018. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850
WHITE, James; SHELTON, Katherine; ELGAR, Frank. Prospective associations between the family environment, family cohesion, and psychiatric symptoms among adolescent girls. Child Psychiatry and Human Development, United States, v. 45, n. 5, p. 544–554, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10578-013-0423-5. Acesso em: 10 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-013-0423-5
ZORZI, Simone; MARZANO, Gilberto. Parent-training to support parents of children with autism spectrum disorders. Society. Integration. Education. Proceedings of the International Scientific Conference, Latvia, v. 4, p. 177–186, 2020. Disponível em: https://journals.rta.lv/index.php/SIE/article/view/4834. Acesso em: 13 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.17770/sie2020vol4.4834
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


