Relações de sala de aula

Authors

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Keywords:

Dinâmica de Grupo, Aprendizagem, Sala de Aula.

Abstract

Esse estudo aborda as relações de sala de aula como fator que influencia a aprendizagem e refere a utilização do Índice de Posição Sociométrica-IPS, como instrumento válido para a compreensão da sua estrutura e dinâmica social. A turma de sala de aula é um grupo social, implica relações emocionais. A interação entre os alunos produz sentimentos de aceitação ou rejeição entre si, criando hierarquias de prestígio que constituem a estrutura sócio-afetiva do grupo. O IPS possibilita compreender a estrutura e a dinâmica social de modo a oportunizar ao professor a implementação de práticas pedagógicas mediadoras do processo de construção do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Marquezan, R. (2012). Relações de sala de aula. Special Education Magazine, 81–93. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5138

Issue

Section

Continuous Demand

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.