Relações de sala de aula

Autores/as

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Dinâmica de Grupo, Aprendizagem, Sala de Aula.

Resumen

Esse estudo aborda as relações de sala de aula como fator que influencia a aprendizagem e refere a utilização do Índice de Posição Sociométrica-IPS, como instrumento válido para a compreensão da sua estrutura e dinâmica social. A turma de sala de aula é um grupo social, implica relações emocionais. A interação entre os alunos produz sentimentos de aceitação ou rejeição entre si, criando hierarquias de prestígio que constituem a estrutura sócio-afetiva do grupo. O IPS possibilita compreender a estrutura e a dinâmica social de modo a oportunizar ao professor a implementação de práticas pedagógicas mediadoras do processo de construção do conhecimento.

Descargas

Cómo citar

Marquezan, R. (2012). Relações de sala de aula. Revista De Educación Especial, 81–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5138

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.