<b>A constituição do corpus de pesquisa</b>

Autores

  • Reinoldo Marquezan

Resumo

Este estudo refletirá sobre a constituição de um objeto de pesquisa: o corpus discursivo de análise a partir do arquivo constituído pela legislação referente à Educação Especial. Está ancorado no dispositivo teórico da Análise de Discurso francesa, inaugurada por Michel Pêcheux. Para a constituição de um corpus é preciso definir o objeto, a questão e o problema de pesquisa. Requer uma exploração preliminar do tema e inserção da pesquisa em um quadro teórico, explicitando os conceitos que o pesquisador irá mobilizar. É preciso realizar recortes, que implicam leitura, descrição e interpretação dos discursos. A partir da interpretação, devem-se produzir novos sentidos, pois ela promove novas informações sobre as perguntas formuladas.

Palavras-chave: Corpus de pesquisa. Educação Especial. Análise de Discurso.

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Publicado

2009-04-29

Como Citar

Marquezan, R. (2009). <b>A constituição do corpus de pesquisa</b>. Revista Educação Especial, 22(33), 97–110. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/172

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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