Relações de sala de aula

Autores

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dinâmica de Grupo, Aprendizagem, Sala de Aula.

Resumo

Esse estudo aborda as relações de sala de aula como fator que influencia a aprendizagem e refere a utilização do Índice de Posição Sociométrica-IPS, como instrumento válido para a compreensão da sua estrutura e dinâmica social. A turma de sala de aula é um grupo social, implica relações emocionais. A interação entre os alunos produz sentimentos de aceitação ou rejeição entre si, criando hierarquias de prestígio que constituem a estrutura sócio-afetiva do grupo. O IPS possibilita compreender a estrutura e a dinâmica social de modo a oportunizar ao professor a implementação de práticas pedagógicas mediadoras do processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Marquezan, R. (2012). Relações de sala de aula. Revista Educação Especial, 81–93. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5138

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.