Grupo de apoio com pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88907

Palavras-chave:

Grupo de apoio, Parentalidade, Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, Família

Resumo

.

Houve um tempo em que os vínculos eram renovados em rodas de conversa que aconteciam geralmente à noite, após o jantar, entre pessoas mais velhas que se sentavam nas calçadas e partilhavam “causos” e histórias do cotidiano. Inspirado por essa tradição, este estudo teve como objetivo relatar a experiência do grupo de conversa “Prosa & Café”, que reúne pais e mães de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. O grupo visa promover um espaço de acolhimento e incentivar novos olhares sobre a parentalidade no contexto de crianças atípicas. A experiência do Prosa & Café proporcionou aos participantes a oportunidade de socializar experiências, compartilhar aprendizados e divulgar conhecimentos provenientes do convívio familiar. Ao trocar recursos e vivências, os pais puderam fortalecer modos de ser e estar mais saudáveis junto aos seus filhos. Os resultados mostraram que a desconstrução de posturas hierarquizadas entre os participantes revelou atitudes mais proativas e participativas. A atmosfera acolhedora do grupo de apoio contribuiu para a expressão de sentimentos represados. O formato descontraído e prosaico do Prosa & Café mostrou-se frutífero para conhecer os anseios, aspirações e necessidades dessa população. Dessa forma, a experiência do grupo se destacou como uma prática valiosa para fortalecer os laços entre pais e filhos e promover um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

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Biografia do Autor

Marcos Venicio Esper, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação - UNILIM (Université de Limoges, FRANÇA) e Ciências - USP (Programa Interunidades - EERP/EE) na modalidade dupla titulação. Graduado em Educação Especial e Inclusiva; Letras/Francês, Letras/Espanhol e Pedagogia. Possui Especialização em Psicanálise; Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva; Libras e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Linha: Saúde mental, educação e história na saúde. Atualmente, trabalha o tema sobre Experiências paternas no cotidiano e cuidado do filho com transtornos do Neurodesenvolvimento; Nomofobia e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Membro do Grupo FRED - Education et Diversité en Espaces Francophones - Universidade de Limoges/França e Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente, GPECCA-EERP-USP.

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Professor doutor da Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) Departamento de Psicologia

Jaqueline Wendland, Université Paris Descartes

 

 

Professora doutora da Université Paris Descartes - Institut de Psychologie. Paris, França

Lucila Nascimento, Universidade de São Paulo

 

 

Professora doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Esper, M. V., Santos, M. A. dos, Wendland, J., & Nascimento, L. (2024). Grupo de apoio com pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Revista Educação Especial, 37(1), e53/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X88907

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