Grupo de apoio com pais de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88907Palavras-chave:
Grupo de apoio, Parentalidade, Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, FamíliaResumo
.
Houve um tempo em que os vínculos eram renovados em rodas de conversa que aconteciam geralmente à noite, após o jantar, entre pessoas mais velhas que se sentavam nas calçadas e partilhavam “causos” e histórias do cotidiano. Inspirado por essa tradição, este estudo teve como objetivo relatar a experiência do grupo de conversa “Prosa & Café”, que reúne pais e mães de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. O grupo visa promover um espaço de acolhimento e incentivar novos olhares sobre a parentalidade no contexto de crianças atípicas. A experiência do Prosa & Café proporcionou aos participantes a oportunidade de socializar experiências, compartilhar aprendizados e divulgar conhecimentos provenientes do convívio familiar. Ao trocar recursos e vivências, os pais puderam fortalecer modos de ser e estar mais saudáveis junto aos seus filhos. Os resultados mostraram que a desconstrução de posturas hierarquizadas entre os participantes revelou atitudes mais proativas e participativas. A atmosfera acolhedora do grupo de apoio contribuiu para a expressão de sentimentos represados. O formato descontraído e prosaico do Prosa & Café mostrou-se frutífero para conhecer os anseios, aspirações e necessidades dessa população. Dessa forma, a experiência do grupo se destacou como uma prática valiosa para fortalecer os laços entre pais e filhos e promover um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fabiana Hilário de; MELO-SILVA, Lucy Leal; SANTOS, Manoel Antônio dos. Grupo operativo com pais de jovens em processo de escolha da carreira. Revista da SPAGESP, v. 18, n. 1, 80-100, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702017000100007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 mai 2022.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, D. et al. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Washington, DC: American psychiatric association, 2013. Acesso em 26 mai 2022.
ARAÚJO, Maria de Fátima. Paradoxos da família contemporânea. Psicologia & Sociedade, n. 2, p. 430- 437, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/67xdw7pyK9LZPZMXprG3TDp/?lang=pt. Acesso em: 3 jul. 2021.
BOGO, Maria Lúcia Floriani; DE SANTANA CAGNINI, Zenilda Vitalina; RADUENZ, Marisa. Momento do diagnóstico de deficiência: sentimentos e modificações na vida dos pais. Psicologado, 2014. Disponível em: e http://psicologado.com/ psicologia-geral/desenvolvimento-humano/momento-dodiagnostico-de-deficiencia-sentimentos-e-modificacoesna-vida-dos-pais. Acesso em: 5 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Acesso em: 05 ago. 2021.
CABRERA, Natasha.; TAMIS‐LEMONDA, Catherine; BRADLEY, Robert.; HOFFERTH, Sandra; LAMB, Michael. Fatherhood in the twenty-first century. Child Development, v. 71, n. 1, 127-136, 2000. https://doi.org/10.1111/1467-8624.00126. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-8624.00126. Acesso em: 10 jun. 2021.
CHAMBERLAIN, Samuel ; DERBYSHIRE, Katherine ; LEPPINK, Eric; GRANT, Jon.Impact of ADHD symptoms on clinical and cognitive aspects of problem gambling. Comprehensive Psychiatry, v. 57, p. 51-57, 2015. Acesso em: 05 set. 2024.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2018.
COUTINHO, Heloísa Ribeiro Batista; MORSCH, Denise Streit. A paternidade em cuidados intensivos neonatais. Revista da SBPH, v. 9, n. 1, 55-69, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582006000100005. Acesso em: 04 ab. 2021.
DOS SANTOS, Liliane; DA SILVA, Sandra. Educação de crianças com deficiência. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, n1. mayo, 2018. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/05/educacao-criancas-deficiencia.html. Acesso em: 05 mai. 2021.
FÁVERO, Maria Ângela Bravo; SANTOS, Manoel Antônio dos. Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, 358-369, 2005. https://doi.org/10.1590/S0102-79722005000300010
FÁVERO, Maria Ângela Bravo; SANTOS, Manoel Antônio dos. Itinerário terapêutico percorrido por mães de crianças com transtorno autístico. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 2, 208-221, 2010. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200003
FÁVERO-NUNES, Maria Ângela; SANTOS, Manoel Antônio dos. Depressão e qualidade de vida em mães de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 1. 33-40, 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100006
GALIANO, A.-R.; PORTALIER, Serge. Les groupes de parole de parents d’enfants déficients visuels: réflexion sur le dispositif et sur la place du psychologue. Pratiques Psychologiques, v. 18, n. 3, p. 265-281, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1269176309001138 Acesso em 27 mai. 2022.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. Tradução: Mathias Lambert.
GOMES, Paulyane; LIMA, L. H.; BUENO, M. K., ARAÚJO, L. A.; SOUZA, N. M. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de Pediatria, v. 91, n. 2, 111-121, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/wKsNY3ngvLDcRZ5bxWCn47v/abstract/?lang=en Acesso em: 07 jul. 2021.
HOUZEL, Didier. As implicações da parentalidade. In L. Solis-Ponton (Org.), Ser pai, ser mãe, parentalidade: um desafio para o terceiro milênio (pp. 47-52), 2004. São Paulo: Casa do Psicólogo.
LESPINET-NAJIB, Véronique; BELIO, Christian. Classification des handicaps: enjeux et controverses. Hermès, n. 2, p. 104-110, 2013. Acesso em 10 ago. 2021.
MARTINS, Cristina Araújo; ABREU, Wilson, Jorge Correia Pinto de; FIGUEIREDO; Maria do Céu Aguiar Barbieri de. Tornar-se pai e mãe: um papel socialmente construído. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 2, p. 121-131, 2014 http://dx.doi.org/10.12707/RIII1394. Acesso em: 11 ab. 2021.
MARTINS-SUAREZ, Fernanda Chiozzini; FARIAS, Rita de Cássia Pereira. Novos arranjos familiares na contemporaneidade frente ao texto religioso: uma análise sobre o discurso em “defesa” da família. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, v. 2, n. 1, 83-108, 2016. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4562. Acesso em: 11 ag. 2021.
PERES, Rodrigo Sanches; SANTOS, Manoel Antônio dos. Aconselhamento em grupo de apoio psicológico a mães de bebês prematuros: um estudo exploratório. Vínculo, v. 15, n 2, 43-56, 2018. http://dx.doi.org/3c79c4f3165443f374c-3358
PINTO, Maria Benegelania et al. Significado do cuidado à criança deficiente com necessidades especiais: relato de mães. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 13, n. 3, 549-555, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/22189. Acesso em: 12 jun. 2021.
REIS, Luciana Juliane Marques dos. A Política Educacional voltada para pessoa com deficiência no Brasil: parâmetro dos últimos censos educacionais. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/anais-joinpp-2015.html. Acesso em: 01 mar. 2021.
ROMANELLI, Geraldo. O pai e a escolarizaçao dos filhos. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 2, 321-337, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10957. Acesso em: 10 ag. 2021.
SANTOS, Manoel Antônio dos; PEREIRA-MARTINS, Maria Laura de Paula Lopes. Estratégias de enfrentamento adotadas por pais de crianças com deficiência intelectual. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, 2016a. https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.14462016
SANTOS, Manoel Antônio dos; LEONIDAS, Carolina; COSTA, Lilian Regina Souza. Grupo multifamiliar no contexto dos Transtornos Alimentares: a experiência compartilhada. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 68, n. 3, 43-58, 2016b. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000300005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 mai 2022.
SEYMOUR, Kathryn; BATCHELOR, Samantha; SCHNEIDEREIT, Alison. Partnering to Independence: A residential care response keeping young homeless parents and children safe and together. Residential Treatment for Children & Youth, v. 37, n. 4, 314-326, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0886571X.2020.1803783 Acesso em: 12 mai. 2021.
SILVA, Ana Paula Rocha da. Tecnologias digitais como alternativa complementar à comunicação entre a família e a escola: um estudo na educação infantil. Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7863. Acesso em: 25 jul. 2021.
SURJUS, Luciana Togni de Lima e Silva; CAMPOS ONOCKO, Rosana Teresa. Interface entre deficiência intelectual e saúde mental: revisão hermenêutica. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/CTCDj3r8DTJqDTYdyfhspXD/?lang=pt&format=html. Acesso em: 25 jul. 2021.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).