Relações de sala de aula

Autores/as

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Dinâmica de Grupo, Aprendizagem, Sala de Aula.

Resumen

Esse estudo aborda as relações de sala de aula como fator que influencia a aprendizagem e refere a utilização do Índice de Posição Sociométrica-IPS, como instrumento válido para a compreensão da sua estrutura e dinâmica social. A turma de sala de aula é um grupo social, implica relações emocionais. A interação entre os alunos produz sentimentos de aceitação ou rejeição entre si, criando hierarquias de prestígio que constituem a estrutura sócio-afetiva do grupo. O IPS possibilita compreender a estrutura e a dinâmica social de modo a oportunizar ao professor a implementação de práticas pedagógicas mediadoras do processo de construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Marquezan, R. (2012). Relações de sala de aula. Revista De Educación Especial, 81–93. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5138

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.