Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18802Palabras clave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Pedagogia da Diversidade.Resumen
Na articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva, este artigo objetiva problematizar como a Pedagogia da Diversidade tem perpassado a formação continuada das professoras e as práticas curriculares ditas inclusivas na escola contemporânea. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação e dos Estudos Culturais, a materialidade analítica constitui-se por relatos da obra “Atendimento Educacional Especializado no Brasil: relatos da experiência profissional de professores e sua formação”, derivada do Curso de Aperfeiçoamento/Extensão em Atendimento Educacional Especializado, ofertado por uma universidade pública do sul do país, na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. Nessa materialidade analítica, o direito à educação reveste-se como direito à educação da diversidade, e este direito potencializa as operações do Atendimento Educacional Especializado na escola dita inclusiva. Nesse contexto, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aciona o preparo para o acolhimento e o trato da diversidade, de modo a intensificar a formação continuada das professoras, em detrimento da formação inicial, e produzir a informação, a opinião, a generalização, a rapidez e o pragmatismo do atual serviço da Educação Especial nesses cursos de aperfeiçoamento/extensão. Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade! Por meio da tríade da tolerância, do respeito e da solidariedade, essa formação continuada e as práticas curriculares na escola dita inclusiva produzem modos de sociabilidade plurais, inclusivos no registro da governamentalidade neoliberal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).