Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!

Autores/as

  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Professora Associada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Endereço: Rua Paraíba, nº 297, Apto. 201, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, Rio Grande do Sul. CEP: 97.060-470. Telefone: (55) 9131-7572. E-mail: lunazza@gmail.com
  • Simoni Timm Hermes Pedagoga da Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Rua Victor Denardim, nº 304, Bairro Camobi, Santa Maria, Rio Grande do Sul. CEP: 97.110-690. Telefone: (55) 9977-0276. E-mail: simoni.hermes@ufsm.br

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18802

Palabras clave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Pedagogia da Diversidade.

Resumen

Na articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva, este artigo objetiva problematizar como a Pedagogia da Diversidade tem perpassado a formação continuada das professoras e as práticas curriculares ditas inclusivas na escola contemporânea. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação e dos Estudos Culturais, a materialidade analítica constitui-se por relatos da obra “Atendimento Educacional Especializado no Brasil: relatos da experiência profissional de professores e sua formação”, derivada do Curso de Aperfeiçoamento/Extensão em Atendimento Educacional Especializado, ofertado por uma universidade pública do sul do país, na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. Nessa materialidade analítica, o direito à educação reveste-se como direito à educação da diversidade, e este direito potencializa as operações do Atendimento Educacional Especializado na escola dita inclusiva. Nesse contexto, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aciona o preparo para o acolhimento e o trato da diversidade, de modo a intensificar a formação continuada das professoras, em detrimento da formação inicial, e produzir a informação, a opinião, a generalização, a rapidez e o pragmatismo do atual serviço da Educação Especial nesses cursos de aperfeiçoamento/extensão. Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!  Por meio da tríade da tolerância, do respeito e da solidariedade, essa formação continuada e as práticas curriculares na escola dita inclusiva produzem modos de sociabilidade plurais, inclusivos no registro da governamentalidade neoliberal.

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Biografía del autor/a

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Professora Associada do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Endereço: Rua Paraíba, nº 297, Apto. 201, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Santa Maria, Rio Grande do Sul. CEP: 97.060-470. Telefone: (55) 9131-7572. E-mail: lunazza@gmail.com

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de pesquisa: Educação Especial. Vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES e líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na Educação de Surdos e Educação Especial, nos seguintes temas: currículo, políticas de inclusão/exclusão, filosofia da diferença.

Simoni Timm Hermes, Pedagoga da Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Endereço: Rua Victor Denardim, nº 304, Bairro Camobi, Santa Maria, Rio Grande do Sul. CEP: 97.110-690. Telefone: (55) 9977-0276. E-mail: simoni.hermes@ufsm.br

Licenciada em Pedagogia (2007) e em Educação Especial (2008), Especialista em Educação Ambiental (2009), Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010), Especialista em Gestão Educacional (2011), Mestre em Educação (2012), e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 2008, atua como servidora pública federal, investida no cargo de Pedagoga, sendo que desempenha suas atividades no Centro de Tecnologia, e exerce docência no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)/UFSM. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC/CNPq). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Pedagogia, atuando nos seguintes temas: políticas de in/exclusão, atendimento educacional especializado, docência e governamentalidade.

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Lunardi-Lazzarin, M. L., & Hermes, S. T. (2015). Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!. Revista De Educación Especial, 28(53), 531–544. https://doi.org/10.5902/1984686X18802

Número

Sección

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura

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