<b>Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1435Palavras-chave:
Culture, Difference, School and the deaf community.Resumo
O trabalho que segue se constitui a partir de uma proposta investigativa que tem por objetivo central analisar as formas pelas quais a comunidade surda pode se relacionar com o espaço escolar e como, neste contexto, se dá a emergência do sujeito cultural surdo a partir da captura de sua diferença. Desta forma, parte-se a uma análise sobre a forma pela qual a escola de surdos está sendo produzida e que local ela está ocupando quando a comunidade surda se encontra, se relaciona ou, até mesmo, se aloca no espaço escolar. Nesta perspectiva, as ferramentas analíticas utilizadas para o desenvolvimento deste texto são retiradas do campo dos Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação, focalizando especialmente discussões concernentes à instituição escolar, à cultura, à comunidade e ao sujeito pedagógico surdo. Assim, será traçada uma discussão acerca das formas pelas quais a escola vem se constituindo enquanto espaço de disciplinamento, do circuito da cultura, de instituições de significados. A escola para surdos é, muitas vezes, o único lugar de comunicação. Pode-se inferir, com isso, que ela tenha alguns papéis que a diferem de escolas regulares. Com isso, emerge um panorama no qual as práticas disciplinares da escola são revistas, alteradas e condicionadas pela aproximação com a comunidade surda. Esta, por sua vez, também apresenta contornos bastante peculiares, irrompendo como um espaço que tem na renitência dos discursos acerca da cultura, sua principal arma de resistência.Palavras-chave: Cultura. Diferença. Escola e comunidade surda.
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