<b> Inclusão escolar, redes de apoio e políticas sociais </b>

Autores

  • Rosanna Claudia Bendinelli Universidade de São Paulo
  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo
  • Simone Girarde Andrade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4058

Palavras-chave:

Special education, Educational policy, Right to education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4058

A educação como direito de todos e a qualidade de ensino são metas que ainda requerem investimentos intensos do poder público e da sociedade brasileira. Quando se trata de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, o seu acesso e permanência na escola, muitas vezes depende de articulação de políticas para além das de educação. Nas orientações normativas nacionais e em recomendações internacionais preconiza-se a constituição de redes de apoio. Os resultados da pesquisa aqui apresentados focalizam itinerários do município de São Paulo para implementar sua política de educação especial e destaca as ações relativamente às redes de apoio. Para sua realização foram compiladas fontes documentais; aplicadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação especial; e preenchidos formulários de caracterização dos profissionais. Na análise, com procedimentos afeitos à abordagem qualitativa, o conjunto de informações foi cotejado com a legislação de onde buscou-se apreender os avanços e pontos a serem fortalecidos na referida política municipal. Os resultados mostraram que nos quatro anos foram inegáveis os avanços da educação especial no município, muito embora a profusão de demandas dirigidas aos centros de apoio municipais se sobrepusesse à necessária implementação e consolidação de parcerias e redes de apoio. Destaca-se que redes intersecretariais eram indicadas como necessárias e que estas dependiam de ações no âmbito da gestão pública, pois extrapolava o status político-administrativo dos centros a realização de intervenções dessa natureza junto a instâncias hierarquicamente superiores, sejam secretarias municipais da educação ou de outras áreas sociais.




Palavras-chave: Educação especial. Política educacional. Direito à educação.

 

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Biografia do Autor

Rosanna Claudia Bendinelli, Universidade de São Paulo

Professora especializada na área da deficiência visual e Mestranda em educação pela faculdade de educação da Universidade de São Paulo.

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Simone Girarde Andrade, Universidade de São Paulo

Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2012-03-26

Como Citar

Bendinelli, R. C., Prieto, R. G., & Andrade, S. G. (2012). <b> Inclusão escolar, redes de apoio e políticas sociais </b>. Revista Educação Especial, 25(42), 13–27. https://doi.org/10.5902/1984686X4058

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua