Conceitos e relações entre educação inclusiva e educação especial nas legislações educacionais do Brasil, Santa Catarina e Blumenau

Autores

  • Juliany Mazera Fraga Universidade Regional de Blumenau
  • Aline Martins Varela Universidade Regional de Blumenau
  • Andrea Soares Wuo Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22012

Palavras-chave:

Educação especial, educação inclusiva, políticas educacionais

Resumo

Esta pesquisa teve por finalidade analisar os conceitos e as relações estabelecidas entre educação especial e educação inclusiva nas políticas educacionais em esfera nacional, em Santa Catarina e de Blumenau. Considera-se que a compreensão de tais conceitos é necessária para a superação das dicotomias, historicamente construídas, entre educação regular e educação especial que dificultam o estabelecimento de uma perspectiva de educação inclusiva que garanta, nos diversos espaços e tempos escolares, uma educação de qualidade para todas as pessoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram analisados documentos oficiais produzidos entre os anos de 2008 e 2012, a saber: a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o Programa Pedagógico da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE (2009), a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina (2009) e as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012). Os resultados indicam que, de acordo com os documentos analisados, a educação especial tende a assumir um caráter transversal e dialógico em relação ao sistema educacional como um todo e garantir a entrada, permanência, aprendizagem e participação das pessoas com necessidades educacionais especiais, por meio dos serviços de Atendimento Educacional Especializado. Por outro lado, notam-se particularidades das políticas estadual e municipal, sobretudo em relação aos serviços oferecidos e público atendido. Como conclusão, constatou-se que a educação inclusiva é uma perspectiva para a atuação na educação especial, cujo objetivo é incluir os estudantes com deficiência na escola regular.

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Biografia do Autor

Juliany Mazera Fraga, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau.

Aline Martins Varela, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau.

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em educação. Professora e pesquisadora no PPGE da Universidade Regional de Blumenau.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em educação. Professora e pesquisadora no PPGE da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Mazera Fraga, J., Martins Varela, A., Soares Wuo, A., & Buzzi Rausch, R. (2017). Conceitos e relações entre educação inclusiva e educação especial nas legislações educacionais do Brasil, Santa Catarina e Blumenau. Revista Educação Especial, 30(57), 41–54. https://doi.org/10.5902/1984686X22012

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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