O contributo da orientação escolar e profissional na materialização da política nacional de educação especial orientada para inclusão educativa em angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65861

Palavras-chave:

Orientação escolar e profissional, processo de educação inclusiva, alunos com necessidades educativas especiais

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância da Orientação Escolar e Profissional na efetivação do processo de educação inclusiva com maior realce a Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Educação Inclusiva em Angola dos alunos com necessidades educativas especiais face às limitações destes, advindas da especificidade da necessidade educativa especial, que de certo modo condicionam o processo adequado de inclusão e consequentemente o da profissão na ausência da orientação escolar e profissional que se desenvolva a partir da intencionalidade, planificação e sistematicidade. Os fundamentos teóricos apresentados foram desenvolvidos a partir da pesquisa bibliográfica de vários investigadores como Facion (2008), Crestani, (2010), Chindembele (2010), Helena (2010), Savilombo (2018) e outros que enfatizam a importância da Orientação Escolar e Profissional no processo de educação inclusiva e consequentemente na escolha da profissão, dentro do contexto escolar e profissional como fatores que aperfeiçoam o processo de educação inclusiva. Para compreender as perceções que os professores têm com relação a importância da Orientação Escolar e Profissional no processo de educação inclusiva na realidade objetiva em contexto investigativo, aplicou-se um inquérito por questionário a 18 professores do Complexo Escolar do Ensino Inclusivo/Especial do Cuito Bié no universo populacional de 28 professores, cujos resultados evidenciaram a necessidade premente de socialização da importância que a Orientação Escolar e Profissional tem no processo de Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Henriques Jamba Dachala, Escola Superior Pedagógica do Bié, Kuito, Bié

Professor mestre da Escola Superior Pedagógica do Bié, Kuito, Bié, Angola.

Alfredo Maria Paulo, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Huambo, Huambo

Professor doutor do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Huambo, Huambo, Angola.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Dachala, H. J., & Paulo, A. M. (2022). O contributo da orientação escolar e profissional na materialização da política nacional de educação especial orientada para inclusão educativa em angola. Revista Educação Especial, 35, e35/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X65861

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