Diversidade e educação especial em diálogos: reflexões sobre os discursos da inclusão

Autores

  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Tatiana Calheiros Lapas Leão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8269

Palavras-chave:

Diversidade, Educação Especial, Discursos e Inclusão.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8269

Este artigo trata de questões referentes à produção dos discursos sobre a inclusão, tendo como ponto de apoio aqueles direcionados aos alunos da educação especial no processo de escolarização nas escolas ditas comuns. O aporte teórico e metodológico tem como base os referenciais de Michel Foucault e suas possibilidades epistemológicas de compreensões, enquanto uma problematização cercada por um imaginário social sobre as possibilidades de uma inclusão. Para Foucault (1975), a valorização da diversidade se imbrica na formação do conceito de anormalidade, com os princípios de verdade e justiça, no grotesco exercício da mecânica do poder, saber em vista a um sujeito dito diferente. Estabeleceu-se como objetivo, nesta discussão, uma reflexão de alguns arquivos que antecederam as orientações dos subsídios do documento elaborado como Política Nacional de Educação Especial. Nessa reflexão, sob a perspectiva da inclusão, são demonstrados suas possibilidades e seus limites de transgressão, deixando evidente que isto não se limita aos aspectos relacionados às práticas pedagógicas e, sim, às práticas sociais demarcadas por um arsenal de preconceitos. Os resultados revelaram que, no momento atual, os discursos produzidos sobre a inclusão escolar, contidos nesses arquivos, trazem o exame como estratégia de aglutinação, permitindo um melhor controle das diferenças e que as instituições escolares, embora não venham dando conta nem daqueles alunos ditos normais, são responsáveis por essa correção social. Tais condições geram uma variedade de diferentes desafios à estrutura escolar, fruto de distorções acumuladas pelo desvio de seus propósitos, como sendo campo de conflitos e espaço para reforço das diferenças sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Professor Associado IV do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisador da Linha de Pesquisa “Educação e Trabalho” e Coordenador dos Grupos de Estudos/CNPq: Grupo de Estudo e Investigações Acadêmicas nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF) e Educação, Trabalho e Formação Profissional.

Tatiana Calheiros Lapas Leão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/CCHS/UFMS) e membro do Grupos de Estudos e Investigações Acadêmicas nos Referenciais Foucaultianos – GEIARF/CNPq.

Downloads

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Osório, A. C. do N., & Leão, T. C. L. (2013). Diversidade e educação especial em diálogos: reflexões sobre os discursos da inclusão. Revista Educação Especial, 26(47), 685–698. https://doi.org/10.5902/1984686X8269

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.