<b>O Direito a educação: os desafios da diversidade social</b>

Autores

  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Alda Maria do Nascimento Osório Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Resumo

Discutir direitos na sociedade não é recente, acompanha as diferentes transformações sociais ao longo da história da humanidade. Este artigo é fruto de discussões e estudos investigativos em que a centralidade ocorreu a partir de diferentes compreensões e normatizações sobre o direito à inclusão frente a diversidade social, tendo como loco “a institucionalidade dos poderes”, “a ordem do discursos” e “as práticas pedagógicas”. Tendo como pontos de destaques: “assumir as diferenças” e “atitudes de aceitação e respeito à diversidade” em diferentes “a frente social e pedagógica”, “assumir as diferenças” e “atitudes de aceitação e respeito à diversidade” em diferentes contextos de imprecisão e contradição. Constatam-se expectativas de mudanças, acordos e pactos dentro de uma razão política em: uma racionalidade possível, no exercício da inclusão social e sua operatividade concedida.

Palavras-chave: Direito. Diversidade Social. Razão Política.

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Como Citar

Osório, A. C. do N., & Osório, A. M. do N. (2012). <b>O Direito a educação: os desafios da diversidade social</b>. Revista Educação Especial, 09–22. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4911

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua