<b>Saber e prática na constituição da sexualidade da pessoa com deficiência mental</b>

Autores

  • Myrna Wolf Brachmann dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Mato Grosso do Sul
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1437

Palavras-chave:

Sexuality, The mentally deficient person, Sexual orientation.

Resumo

Partindo dos resultados da análise de dez relatórios de pesquisa, e tendo por fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, este texto tem como objetivo evidenciar a relação existente entre a produção do saber e as práticas cotidianas que se estabelecem no meio social. É parte do relatório de dissertação que analisou produções acadêmicas cujo tema é a sexualidade da pessoa com deficiência mental relacionando-as a um projeto de orientação sexual desenvolvido com jovens com deficiência mental. Nessa associação é possível identificar concepções de sexualidade e deficiência mental apresentadas por um viés biologicista condicionando a proposição de uma orientação sexual tida como “antídoto” para o problema das manifestações de sexualidade desses sujeitos. Isso leva à necessidade de atenção e reflexão em relação às verdades veiculadas na produção acadêmica e coloca desafios à produção de novas perspectivas e de novas práticas que produzam outras verdades sobre a sexualidade e sobre a sexualidade da pessoa com deficiência mental.

Palavras-chave: Sexualidade. Pessoa com deficiência mental. Orientação sexual.

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Como Citar

Santos, M. W. B. dos, & Osório, A. C. do N. (2010). <b>Saber e prática na constituição da sexualidade da pessoa com deficiência mental</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1437

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua