Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71896

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Educação Especial, Inclusão

Resumo

As práticas curriculares que visam à inclusão de estudantes público da Educação Especial têm sido motivo de discussão no âmbito brasileiro. Assim, o presente estudo se propõe a examinar alguns dos diversos termos/conceitos, relacionados às práticas curriculares, que têm sido adotados no âmbito da Educação Inclusiva e suas repercussões para os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial. O estudo, com aporte na sociologia crítica de currículo, possui abordagem qualitativa e foi desenvolvido pela via do estudo bibliográfico (revisão narrativa de literatura). Assim, evidencia que as adaptações curriculares e a terminalidade específica, enquanto estratégias previstas na legislação brasileira, têm assumido diferentes conotações práticas, possibilitando serem reconhecidas como recursos excludentes que precisam ser superados por propostas mais alinhadas à ideia de acessibilidade curricular. Contudo, tais propostas não demonstram ser de todo novas e harmoniosas. Assim, percebe-se que as políticas curriculares inclusivas precisam ser mais objetivas a fim de minimizarem as possibilidades de interpretação e aplicação prática equivocadas. Nesse sentido, acredita-se que seria mais vantajoso investir no esclarecimento e na complementação das políticas/orientações curriculares existentes, ao invés de propor superá-las por meio da adoção de novos termos/conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa Moreira de Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora pelo Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Referências

ARANHA, Maria Salete Fábio. Adaptações curriculares de pequeno porte. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEE, 2000.

ARANHA, Maria Salete Fábio. Adaptações curriculares de grande porte. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEE, 2000a.

ARAÚJO, Maria Alice. Adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual: das concepções às práticas pedagógicas. 2019. 260 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão - GO.

ARAUJO, Mariane Andreuzzi. Práticas pedagógicas na Educação Infantil frente à acessibilidade curricular de crianças com Síndrome de Down. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília - SP.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Secretaria de Educação Especial, Brasília: MEC / SEF/SEESP, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CBE nº 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CBE nº. 2/2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF, 2001a.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Lei Nº. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192 Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CBE nº. 5/2019. Consulta acerca do desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI) de estudantes com necessidades educacionais específicas, visando desenvolver uma política de aplicação do procedimento de certificação diferenciada e assegurar o direito à terminalidade específica aos educandos. Brasília, DF, 2019.

CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IF-BRm), diferenciação e acessibilidade curricular. Caderno Cedes, Campinas, v. 41, n. 114, p. 153–163. maio /ago. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3FnOBCd. Acesso em: 6 ago. 2021.

CORREIA, Gilvane Belem. Deficiência, Conhecimento e Aprendizagem: uma análise relativa à produção acadêmica sobre educação especial e currículo. 2016. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. Política de Educação Especial e Currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque. Revista Teias, v. 19, n. 55, p. 54–70. out./dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3cl1i48. Acesso em: 14 ago. 2021.

GLAT, Rosana; ESTEF, Suzanli. Experiências e Vivências de Escolarização de Alunos com Deficiência Intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 27, e0184, Bauru, p.157–170. jan./dez. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Drrarg. Acesso em: 06 set. 2021

HAAS, Clarissa. “Isto é um jogo”: imagens-narrativas do currículo, tempo e trajetórias escolares de estudantes com deficiência. 2016. 219 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS.

HAAS, Clarissa; BAPTISTA, Claudio Roberto. Currículo e Educação Especial: uma relação de (re) invenção necessária a partir das imagens-narrativas dos cotidianos escolares. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC – Florianópolis. 17 p. 2015. Disponível em: https://bit.ly/30tS7fK. Acesso em: 8 ago. 2021.

HEREDERO, Eladio Sebastian. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 193–208. 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9772. Acesso em: 25 ago. 2021.

IACONO. Jane Peruzo. Deficiência intelectual e terminalidade específica: novas possibilidades de inclusão ou exclusão velada? Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 10 ed. rev. e ampl. - São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, André Henrique ; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 1104–1117. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3FqSbf1. Acesso em: 25 ago. 2021.

LIMA, Cícero Batista dos Santos. Acessibilidade curricular: um estudo de caso sobre inclusão escolar no Instituto Federal de Goiás - Campus Luziânia. 234 f. (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos. Morrinhos - GO. 2020.

LIMA, Solange Rodovalho. Escolarização da pessoa com deficiência intelectual: terminalidade específica e expectativas familiares. Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes. 181f. Tese (Doutorado em Educação Especial), Centro de Educação e Ciências Humanas- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2009.

LUNARDI, Geovana Mendonça. As práticas curriculares de sala de aula e a constituição das diferenças dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. 28ª Reunião Anual da ANPEd, 2018. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/gt15.htm. Acesso em: 25 ago. 2021.

MAIA, Vítor Ochoa; FREIRE, Sofia. A diferenciação pedagógica no contexto da educação inclusiva. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10, p. 1–29. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3oSp0ef. Acesso em: 1 set. 2021.

MARIN, Márcia; BRAUN, Patrícia. Currículo e diferenciação pedagógica - uma prática de exclusão? Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10, p. 1–27. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Flmljv. Acesso em: 1 set. 2021.

MELO, Maria Julia Carvallho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; LEITE, Carlinda. Sentidos atribuídos ao significante prática curricular nas produções científicas da ANPEd. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. 2, p. 215–231. 2018. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13632. Acesso em: 25 ago. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015

MIRANDA, Daniele Claudia; RIBEIRO, Sonia Maria; RAUSCH, Rita Buzzi. Terminalidade Específica na educação superior como escuta da diversidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, 2021. p. 1–18. Disponível em: https://bit.ly/3kPAJIz. Acesso em: 15 mar. 2022.

OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi et al. Adaptações/Flexibilizações Curriculares: o que Dizem as Teses e Dissertações Presentes na Capes no Período de 2015 a 2019 Sobre essas Medidas de Acessibilidade ao Currículo Escolar? Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 2, p. 208–218. 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8569. Acesso em: 11 set. 2022.

OLIVEIRA, Wanessa Moreira; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Terminalidade Específica nos Institutos Federais: um panorama. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1–36. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/48006. Acesso em: 22 jun. 2022.

OLIVEIRA, Wanessa Moreira; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Terminalidade Específica no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica: a perspectiva dos profissionais que gerenciam as políticas de inclusão dos Institutos Federais. Revista Cocar, v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5674. Acesso em: 10 jan. 2023.

PACHECO, José Augusto. Notas sobre diversificação/diferenciação curricular emPortugal. Revista InterMeio, Campo Grande, MS, v. 14, n. 28, p. 178–187. jul./dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3cfDj6F. Acesso em: 15 ago. 2021.

PEREIRA, Cléia Demétrio; PACHECO, José Augusto de Brito; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Diferenciação curricular nas políticas de inclusão escolar: um estudo entre Brasil e Portugal. III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares: educação, formação e crioulidade. UniCV - Cidade de Praia, Cabo Verde. 14 p. 2017.

PERTILE, Eliane Brunetto; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Institutos Federais de Educação: as discussões sobre a terminalidade específica e a necessidade do atendimento educacional especializado. Revista Teoria e Prática da Educação. Maringá, v. 21, n. 1, jan./abril, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3FvcQQo. Acesso em: 16 jan. 2020.

PIRES, Yasmin Ramos. Adaptar, flexibilizar ou diferenciar: práticas curriculares do ensino fundamental em contextos de inclusão escolar. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis - SC.

PIRES, Yasmin Ramos; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Adaptar, adequar, diferenciar: reflexões a partir das políticas curriculares para o público-alvo da Educação Especial. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 12, n. 3, p. 390–403. set/dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3DrjYes. Acesso em: 6 ago. 2021.

PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 35, p. 264–281. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3wU7OZh. Acesso em: 11 ago. 2021.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

ROLDÃO, Maria do Céu; ALMEIDA, Sílvia. Gestão curricular: para a autonomia das escolas e professores. Ed. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação (DGE). 2018.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, p. 1-2. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, Flávio Lopes; BAZILATTO, Alexandre; MILANEZI, Tamille Correia de Miranda. Terminalidade específica: benefício ou exclusão velada? Revista Cocar. Belém/Pará, v. 14, n. 30, set./dez., p. 1–17, 2020. Disponível em: https://bit.ly/38eo934. Acesso em: 21 out. 2021.

SANTOS, Keisyani da Silva; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensinar a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 40–50. jul./set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3qK0nCM. Acesso em: 4 out. 2021.

SANTOS, Thalisia Cunha; OBANDO, Johana Marcela Concha; CAVALCANTI , D. N. Discutindo a Base Nacional Comum Curricular brasileira: uma análise sobre Educação Inclusiva no ensino de Ciências da Natureza. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 1, p. 380–397. jan./abr. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3CoIc83. Acesso em: 01 set. 2021.

SANTOS, Thamille Pereira. Certificação por Terminalidade Específica na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: produto e produtora de representações culturais. Orientadora: Fernanda de Camargo Machado. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal Farroupilha, Santa Maria/RS, 2019.

SILVA, Alexandra Frias; LEITE, Teresa S. Adequações curriculares e estratégias de ensino em turmas inclusivas: um estudo exploratório no 1º Ciclo. Da Investigação às Práticas, 5(2). p. 44–62. 2015. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/80. Acesso em: 11 ago. 2021.

SILVA, Mariane Carloto; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. Terminalidade específica para estudantes com deficiência na educação superior: práticas (a serem) implementadas? Revista Brasileira de Educação, Santa Maria, v. 24, dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3N3das7. Acesso em: 06 fev. 2020.

TOMLINSON, Carol Ann. Diferenciação Pedagógica e Diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Trad. Helena Antunes. Ed. Porto. Portugal. 2008.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

VENDRAMIN, Carla. Repensando Mitos Contemporâneos: o capacitismo. In: III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP. Anais... p. 16–25. 2019.

XAVIER, Maíra da Silva. Acessibilidade Curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS.

YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Cadernos CENPEC. v. 3, n. 2, p. 225–250, 2013. Trad. Leda Beck. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/238/249. Acesso em: 11 set.. 2022.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 135, p. 190–202, 2014. Trad. Leda Beck. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/4fCwLLQy4CkhWHNCmhVhYQd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 11 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Oliveira, W. M. de, & Delou, C. M. C. (2023). Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica. Revista Educação Especial, 36(1), e11/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X71896

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.