Ver para se fazer ouvir: Libras como segunda língua obrigatória para estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88781

Palavras-chave:

libras, ensino de surdos, instituto federal de são paulo

Resumo

Analisa-se a implementação da Língua Brasileira de Sinais como disciplina obrigatória para todos os alunos ingressantes no ensino médio técnico no Instituto Federal de São Paulo, campus Capivari. Parte-se do arcabouço legal existente à educação inclusiva para a valorização desta implementação e sustenta-se a existência de uma governamentalidade democrática na inserção dessa parcela populacional dentro dos regimentos educacionais do colégio. Esta hipótese é sustentada a partir da inclusão do ensino de Libras dentro da Comissão de Atividade Docente de Linguagens, em consonância com as demandas da população local. Identificou-se que sua obrigatoriedade tem potencialidades diversas de rupturas aos padrões estabelecidos e pode, como consequência, permitir socializações outras. Conclui-se, nesse sentido, que a importância de democratizar o conhecimento acerca da Libras para a justa inclusão da população surda nos espaços de ensino-aprendizagens é de fundamental importância para que a escola se torne não apenas propício espaço de acolhimento e proteção às infâncias e juventudes, como também que os afetos sejam agenciados para a as mudanças sociais tão urgentes na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Tássio Acosta, Universidade Santa Cecília

Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UFSCar), Especialista em Ética, valores e cidadania na escola (USP), historiador e pedagogista. Leciona na Universidade Santa Cecília e está professor substituto no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Capivari. Participa dos grupos de pesquisa Impróprias (UFMS) e Griitte (Unifesp). Interessa-se pela dobra infância-escola-família em tempos de neoconservadorismo e neofascismo. A intersecção entre a História do Tempo Presente, processos subjetivos e cerceamentos da prática docente na contemporaneidade se faz presente em suas análises educacionais em vista da construção da utopia social. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral em Educação (Unifesp), sob supervisão de Alexandre Filordi de Carvalho

Marcel de Assis Roque, Federal Institute of São Paulo

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de São Paulo, atua nos cursos de Licenciatura em Química; técnico em informática integrado ao Ensino Médio; técnico em administração integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos - Pro-EJA; graduação em Tecnologia em Processos Químicos; graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e na especialização em tecnologia da informação e comunicação na Educação; ministrando as disciplinas de Libras e Educação Inclusiva. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009), Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Centro Leste Mineiro - STBCLM (2006) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL (2018) . Atualmente cursa doutorado em Saúde e Educação na Infância e Adolescência e participa do grupo de estudo e pesquisa ISEF - Inclusão Sócio educacional e Formação, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, docente no Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, tradução e interpretação simultânea.

Daniel Ramos de Souza, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2011), e as seguintes pós graduações: "Saúde Mental e Atenção Psicossocial" pela Fundação Hermínio Ometto (2020); "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" pelo Instituto Federal de São Paulo, IFSP Capivari (2020); "Neuropsicologia" pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiás (2022) e "Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem" pela Faculdade Facuminas de Pós-graduação (2024). Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, em 2023. Trabalha atualmente como Assistente de Alunos no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Capivari, e atua como Neuropsicólogo Clínico, com ênfase em Avaliação Neuropsicológica nas diferentes fases do desenvolvimento humano

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

Acosta, T., Roque, M. de A., & Souza, D. R. de. (2025). Ver para se fazer ouvir: Libras como segunda língua obrigatória para estudantes do ensino médio. Revista Educação Especial, 38(1), e15/1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X88781

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