Ver para ser escuchado: Libras como segunda lengua obligatoria para estudiantes de secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88781

Palabras clave:

libras, enseñanza de sordos, instituto federal de São Paulo

Resumen

Se analiza la implementación de la Lengua de Señas Brasileña como asignatura obligatoria para todos los estudiantes que ingresan a la educación secundaria técnica en el Instituto Federal de São Paulo, campus Capivari. Se fundamenta en el marco legal existente en materia de educación inclusiva para valorar esta implementación y sustenta la existencia de una gubernamentalidad democrática en la inclusión de esta población dentro de la normativa educativa escolar. Esta hipótesis se sustenta en la inclusión de la enseñanza de Libras dentro del Comité de Actividades de Enseñanza de Lenguaje, en línea con las demandas de la población local. Se identificó que su obligación tiene diferente potencial de romper estándares establecidos y puede, como consecuencia, permitir otras socializaciones. Se concluye, en este sentido, que la importancia de democratizar el conocimiento sobre Libras para la justa inclusión de la población sorda en los espacios de enseñanza-aprendizaje es de fundamental importancia para que la escuela se convierta no sólo en un espacio propicio para acoger y proteger a niños y jóvenes, así como que se unan afectos por los cambios sociales que tan urgentes son en la época contemporánea.

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Biografía del autor/a

Tássio Acosta, Universidade Santa Cecília

Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UFSCar), Especialista em Ética, valores e cidadania na escola (USP), historiador e pedagogista. Leciona na Universidade Santa Cecília e está professor substituto no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Capivari. Participa dos grupos de pesquisa Impróprias (UFMS) e Griitte (Unifesp). Interessa-se pela dobra infância-escola-família em tempos de neoconservadorismo e neofascismo. A intersecção entre a História do Tempo Presente, processos subjetivos e cerceamentos da prática docente na contemporaneidade se faz presente em suas análises educacionais em vista da construção da utopia social. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral em Educação (Unifesp), sob supervisão de Alexandre Filordi de Carvalho

Marcel de Assis Roque, Federal Institute of São Paulo

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de São Paulo, atua nos cursos de Licenciatura em Química; técnico em informática integrado ao Ensino Médio; técnico em administração integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos - Pro-EJA; graduação em Tecnologia em Processos Químicos; graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e na especialização em tecnologia da informação e comunicação na Educação; ministrando as disciplinas de Libras e Educação Inclusiva. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009), Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Centro Leste Mineiro - STBCLM (2006) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL (2018) . Atualmente cursa doutorado em Saúde e Educação na Infância e Adolescência e participa do grupo de estudo e pesquisa ISEF - Inclusão Sócio educacional e Formação, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, docente no Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, tradução e interpretação simultânea.

Daniel Ramos de Souza, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2011), e as seguintes pós graduações: "Saúde Mental e Atenção Psicossocial" pela Fundação Hermínio Ometto (2020); "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" pelo Instituto Federal de São Paulo, IFSP Capivari (2020); "Neuropsicologia" pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiás (2022) e "Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem" pela Faculdade Facuminas de Pós-graduação (2024). Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, em 2023. Trabalha atualmente como Assistente de Alunos no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Capivari, e atua como Neuropsicólogo Clínico, com ênfase em Avaliação Neuropsicológica nas diferentes fases do desenvolvimento humano

Citas

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Publicado

2025-03-12

Cómo citar

Acosta, T., Roque, M. de A., & Souza, D. R. de. (2025). Ver para ser escuchado: Libras como segunda lengua obligatoria para estudiantes de secundaria. Revista De Educación Especial, 38(1), e15/1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X88781

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