Seeing to be heard: Libras as a mandatory second language for high school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88781

Keywords:

libras, teaching the deaf, federal institute of são paulo

Abstract

Analyzes the implementation of the Brazilian Language of Sinais as a mandatory discipline for all incoming students in the technical field at the Federal Institute of São Paulo, Capivari campus. Part of the existing legal framework for inclusive education to valorize this implementation and sustain the existence of a democratic government in the insertion of this population parcel within two school educational regimens. This hypothesis is supported by the inclusion of the provision of Libras within the Comissão de Atividade Docente de Linguagens, in consonance with the demands of the local population. Identified that its obligation has diverse potentialities of ruptures between established parents and can, as a consequence, allow other socializations. It is concluded, in this sense, that the importance of democratizing the knowledge about Libras for the fair inclusion of the population in our teaching-learning spaces is of fundamental importance so that the school becomes not only conducive to space for the support and protection of children and youth, as well as that the affections are organized for the social changes that are urgent in the contemporary world.

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Author Biographies

Tássio Acosta, Universidade Santa Cecília

Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UFSCar), Especialista em Ética, valores e cidadania na escola (USP), historiador e pedagogista. Leciona na Universidade Santa Cecília e está professor substituto no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Capivari. Participa dos grupos de pesquisa Impróprias (UFMS) e Griitte (Unifesp). Interessa-se pela dobra infância-escola-família em tempos de neoconservadorismo e neofascismo. A intersecção entre a História do Tempo Presente, processos subjetivos e cerceamentos da prática docente na contemporaneidade se faz presente em suas análises educacionais em vista da construção da utopia social. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral em Educação (Unifesp), sob supervisão de Alexandre Filordi de Carvalho

Marcel de Assis Roque, Federal Institute of São Paulo

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de São Paulo, atua nos cursos de Licenciatura em Química; técnico em informática integrado ao Ensino Médio; técnico em administração integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos - Pro-EJA; graduação em Tecnologia em Processos Químicos; graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e na especialização em tecnologia da informação e comunicação na Educação; ministrando as disciplinas de Libras e Educação Inclusiva. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009), Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Centro Leste Mineiro - STBCLM (2006) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL (2018) . Atualmente cursa doutorado em Saúde e Educação na Infância e Adolescência e participa do grupo de estudo e pesquisa ISEF - Inclusão Sócio educacional e Formação, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, docente no Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística aplicada, tradução e interpretação simultânea.

Daniel Ramos de Souza, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2011), e as seguintes pós graduações: "Saúde Mental e Atenção Psicossocial" pela Fundação Hermínio Ometto (2020); "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" pelo Instituto Federal de São Paulo, IFSP Capivari (2020); "Neuropsicologia" pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiás (2022) e "Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem" pela Faculdade Facuminas de Pós-graduação (2024). Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, em 2023. Trabalha atualmente como Assistente de Alunos no Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Capivari, e atua como Neuropsicólogo Clínico, com ênfase em Avaliação Neuropsicológica nas diferentes fases do desenvolvimento humano

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Published

2025-03-12

How to Cite

Acosta, T., Roque, M. de A., & Souza, D. R. de. (2025). Seeing to be heard: Libras as a mandatory second language for high school students. Special Education Magazine, 38(1), e15/1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X88781