Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71896

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Educação Especial, Inclusão

Resumo

As práticas curriculares que visam à inclusão de estudantes público da Educação Especial têm sido motivo de discussão no âmbito brasileiro. Assim, o presente estudo se propõe a examinar alguns dos diversos termos/conceitos, relacionados às práticas curriculares, que têm sido adotados no âmbito da Educação Inclusiva e suas repercussões para os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial. O estudo, com aporte na sociologia crítica de currículo, possui abordagem qualitativa e foi desenvolvido pela via do estudo bibliográfico (revisão narrativa de literatura). Assim, evidencia que as adaptações curriculares e a terminalidade específica, enquanto estratégias previstas na legislação brasileira, têm assumido diferentes conotações práticas, possibilitando serem reconhecidas como recursos excludentes que precisam ser superados por propostas mais alinhadas à ideia de acessibilidade curricular. Contudo, tais propostas não demonstram ser de todo novas e harmoniosas. Assim, percebe-se que as políticas curriculares inclusivas precisam ser mais objetivas a fim de minimizarem as possibilidades de interpretação e aplicação prática equivocadas. Nesse sentido, acredita-se que seria mais vantajoso investir no esclarecimento e na complementação das políticas/orientações curriculares existentes, ao invés de propor superá-las por meio da adoção de novos termos/conceitos.

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Biografia do Autor

Wanessa Moreira de Oliveira, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora pelo Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Oliveira, W. M. de, & Delou, C. M. C. (2023). Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica. Revista Educação Especial, 36(1), e11/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X71896

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