O ensino de ciências da vida e da natureza aos surdos: o que dizem importantes periódicos da área a respeito?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43701

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Inclusão escolar, Estudantes surdos.

Resumo

Há uma série de necessidades a serem atendidas para uma efetiva inclusão escolar dos surdos, em especial no que se refere às ciências da vida e da natureza. Uma delas diz respeito à construção e desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para o ensino de estudantes surdos. Para se ter um panorama das produções recentes envolvendo o ensino de ciências a estudantes surdos, este trabalho teve como objetivo mapear as publicações feitas nos últimos 5 anos em alguns dos importantes periódicos da área de ensino e/ou de educação em ciências da vida e da natureza. Os resultados apontaram para o baixo número de publicações a tratar do ensino de ciências para estudantes surdos. Duas hipóteses são sugeridas para a discussão desse contexto. Uma delas seria a de que esses trabalhos têm sido publicados em quantidades e qualidades significativas sob outros formatos ou em outros periódicos. Outra hipótese, mais preocupante, é a de que esses trabalhos realmente não têm sido desenvolvidos e publicados, apesar da importância que eles teriam para a inclusão escolar dos surdos em relação à educação em ciências.

Biografia do Autor

Célio da Silveira Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Juarez Melgaço Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Reginaldo Silva Guimarães, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

Silveira Júnior, C. da, Valadares, J. M., & Guimarães, R. S. (2021). O ensino de ciências da vida e da natureza aos surdos: o que dizem importantes periódicos da área a respeito?. Revista Educação Especial, 34, e18/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X43701

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico