O ensino de ciências da vida e da natureza aos surdos: o que dizem importantes periódicos da área a respeito?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X43701

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Inclusão escolar, Estudantes surdos.

Resumo

Há uma série de necessidades a serem atendidas para uma efetiva inclusão escolar dos surdos, em especial no que se refere às ciências da vida e da natureza. Uma delas diz respeito à construção e desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para o ensino de estudantes surdos. Para se ter um panorama das produções recentes envolvendo o ensino de ciências a estudantes surdos, este trabalho teve como objetivo mapear as publicações feitas nos últimos 5 anos em alguns dos importantes periódicos da área de ensino e/ou de educação em ciências da vida e da natureza. Os resultados apontaram para o baixo número de publicações a tratar do ensino de ciências para estudantes surdos. Duas hipóteses são sugeridas para a discussão desse contexto. Uma delas seria a de que esses trabalhos têm sido publicados em quantidades e qualidades significativas sob outros formatos ou em outros periódicos. Outra hipótese, mais preocupante, é a de que esses trabalhos realmente não têm sido desenvolvidos e publicados, apesar da importância que eles teriam para a inclusão escolar dos surdos em relação à educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio da Silveira Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Juarez Melgaço Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Reginaldo Silva Guimarães, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

ANDRADE, Priscilla Gaia de; MOLENA, Juliane Cristina; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Análise do processo de ensino-aprendizagem com discentes surdos no ensino de ciências: uma revisão dos trabalhos publicados na área na última década. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 2, p. 361-386, 2019. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen18/REEC_18_2_4_ex1185.pdf. Acesso em 9 abr. 2020.

ASSAI, Natany Dayani de Souza; ARRIGO, Viviane; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio, v. 2, n. 1, p. 150-166, 2018. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1380/675. Acesso em 9 abr. 2020.

BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Cláudio Roberto Machado; VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges. Educação inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possìveis relações. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, p. 83-92, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/7687. Acesso em 15 abr. 2020.

CAETANO, Juliana Fonseca; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Libras no currículo de cursos de licenciatura: estudando o caso das Ciências Biológicas. In: GÓES, Alexandre Morand et al. Língua Brasileira de Sinais – Libras: uma introdução. Coleção UAB-UFSCar Pedagogia. São Carlos: Depto. Prod. Gráfica da UFSCar, 2011.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação Inclusiva para surdos e as políticas vigentes. In: GÓES, Alexandre Morand et al. Língua Brasileira de Sinais – Libras: uma introdução. Coleção UAB-UFSCar Pedagogia. São Carlos: Depto. Prod. Gráfica da UFSCar, 2011.

ESPOTE, Roberta; SERRALHA, Conceição Aparecida; SCORSOLINI-COMIN, Fabio Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 1, p. 77-88, Apr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v18n1/v18n1a09.pdf. Acesso em 9 abr. 2020.

FELIPE, Tanya A. O discurso verbo-visual na língua brasileira de sinais - Libras. Bakhtiniana. V. 8, n. 2, p. 67-89, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bak/v8n2/05.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

GESSER, Audrei. Do patalógico ao cultural na surdez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas. Trab. Ling. Aplic. Campinas, v. 47, n. 1, p. 223-239, 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e559/0a30976d8a7a55b58f003408c8c71f0d30b9.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais em língua brasileira de sinais. Letras de Hoje, v. 48, n. 3, p. 407-413, 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12616. Acesso em 15 abr. 2020.

MENEZES, Adriane Melo de Castro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Tradutores-intérpretes de línguas de sinais: funções e atuação nas redes de ensino. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 251-262, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/22412. Acesso em 15 abr. 2020.

MOLENA, Juliane Cristina; ANDRADE, Priscilla Gaia de; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Indicadores da inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 257-279, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_5_ex1177.pdf. Acesso em 9 abr. 2020.

NOGUEIRA, Emanuela Pinheiro; BARROSO, Maria Cleide da Silva; SAMPAIO, Caroline de Goes. A Importância da LIBRAS: um olhar sobre o ensino de Química a surdos. Investigações em Ensino de Ciências. V. 23, n. 2, p. 49-64, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/861. Acesso em 9 abr. 2020.

OLIVEIRA, Janine Soares de. A comunidade surda: perfil barreiras e caminhos promissores no processo de ensino-aprendizagem em matemática. Dissertação. CEFET, Rio de Janeiro, 2005.

OLIVEIRA, Walquíria Dutra de; BENITE, Anna M. Canavarro. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 597-626, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4331. Acesso em 9 abr. 2020.

PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista. Curitiba, Edição Especial, n. 2, p. 17-31, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe-2/03.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

SILVEIRA, Márcio Velloso da; BARTHEM, Ricardo Borges; SANTOS, Antonio Carlos dos. Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100606&lng=en&nrm=iso. Acesso em 09 Abr. 2020.

SOUSA, Robson Simplício de.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da Hermenêutica na Análise Textual Discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Contexto & Educação, Ano 31, n. 100, p. 33-55, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6395. Acesso em 24 Fev. 2021.

SKLIAR, Carlos e QUADROS, Ronice. Invertendo epistemologicamente o problema da inclusão: os ouvintes no mundo dos surdos. Estilos clin. [online]. Vol.5, n.9, 2000, p.32-51. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60913. Acesso em 15 Abr. 2020.

VIVAS, Deise Benn Pereira; TEIXEIRA, Elder Sales; CRUZ, Juan Alberto Leyva. Ensino de Física para surdos: um experimento mecânico e um eletrônico para o ensino de ondas sonoras. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 197-215, maio 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n1p197. Acesso em 9 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

Silveira Júnior, C. da, Valadares, J. M., & Guimarães, R. S. (2021). O ensino de ciências da vida e da natureza aos surdos: o que dizem importantes periódicos da área a respeito?. Revista Educação Especial, 34, e18/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X43701

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.