A relação família e escola na visão de professores após curso de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65571

Palavras-chave:

Contexto Inclusivo, Formação Continuada, Família e escola

Resumo

O contato entre família e escola é de suma importância para a inclusão escolar dos alunos. A participação da família no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Sendo assim, para atender a temática da relação família e escola, foi realizado um estudo com objetivo de avaliar a opinião de professores sobre a relação entre família e escola após a realização de um curso de formação continuada. Para o método, foi desenvolvido e enviado um questionário (online) em forma de convite para 147 professores, concluintes de um curso de formação continuada de práticas pedagógicas inclusivas para a área da deficiência intelectual. O questionário foi estruturado contendo nove questões objetivas e uma questão aberta. Como resultado, infere-se que compreenderam a importância dessa relação e que tanto o relacionamento com os pais dos alunos, quanto as questões relativas as inclusões, são de responsabilidade de todos, além de ampliaram sua visão sobre a questão das parcerias.

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Biografia do Autor

Luciana Marolla Garcia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil.

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP

Professora pós-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Garcia, L. M., Cia, F., & Capellini, V. L. M. F. (2022). A relação família e escola na visão de professores após curso de formação continuada. Revista Educação Especial, 35, e41/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X65571

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