Gestão escolar na educação inclusiva: a produção acadêmica stricto sensu paulista e uma realidade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69202

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação especial, Gestão escolar

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência condiz com o processo de reconstrução da gestão enquanto atuação democrática, participativa e reflexiva. Os gestores vivenciam as mudanças em vigor e são exigidos de atuar auxiliando na construção de uma comunidade inclusiva. Isto posto, esse estudo objetivou identificar o estado da arte do tema da gestão escolar com foco no viés inclusivo, associando a produção acadêmica sobre essa questão à atuação do gestor escolar. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em duas fases. Na Fase 1, realizou-se uma revisão sistemática com a análise das produções acadêmicas dos programas de pós-graduação stricto sensu paulistas públicos sobre o tema da gestão escolar em interface com a inclusão educacional. Na Fase 2, delineou-se um estudo de caso aplicando questionário a um gestor de uma escola particular de uma cidade de São Paulo, Brasil, com acompanhamento de sua rotina durante 2 dias semanais, por 1 mês, para observação de aspectos referentes à atuação no processo de inclusão escolar. A análise dos dados ocorreu por categorização associada ao software Iramutec. As pesquisas acadêmicas mostraram-se uma área de recente investigação, focada predominantemente em avaliar qualitativamente entrevistas por análise de conteúdo. Já as ações gestoriais permaneceram direcionadas para a solução de conflitos e ações burocráticas, com fragilidades na formação inicial e continuada, não acessando pesquisas acadêmicas sobre o tema e apresentando ações insuficientes. Imprescinde a continuidade de estudos que orientem a intervenção gestorial, bem como uma autonomia docente para a busca dos mesmos.

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Biografia do Autor

Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professora doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Carolina Matteussi Lino, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Carvalho, C. L. de, & Lino, C. M. (2023). Gestão escolar na educação inclusiva: a produção acadêmica stricto sensu paulista e uma realidade escolar. Revista Educação Especial, 36(1), e21/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X69202

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