Programas de enriquecimento escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: análise de publicações brasileiras

Autores

  • Lurian Dionizio Mendonça Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru
  • Gislaine Ferreira Menino Mencia Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15274

Palavras-chave:

Programas de Enriquecimento Escolar, Altas Habilidades/Superdotação, Revisão de Publicações

Resumo

O enriquecimento escolar proposto por Joseph Renzulli tem como objetivo tornar a escola um lugar onde os talentos sejam identificados e desenvolvidos. Esse modelo expõe o aluno com altas habilidades/superdotação a vários aspectos, áreas de interesse e campos de estudo para aplicação de conhecimentos e conteúdos avançados, treinamento de habilidades e no uso de metodologias para o crescimento nas áreas de interesse. Assim, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica das produções científicas nacionais sobre os programas de enriquecimento escolar, no período de 2000 a 2012. Foram encontrados 17 estudos ao todo, sendo selecionados para a análise somente sete artigos. Dos estudos analisados, nenhum teve como propósito descrever como os alunos foram atendidos sistematicamente durante a sua participação no programa de enriquecimento, mas no geral, tinham como objetivo oportunizar aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação, atividades enriquecedoras que possibilitassem o desenvolvimento do seu potencial e que atendessem suas necessidades especiais. No entanto, apesar das dificuldades encontradas na implementação e efetivação dos programas, observa-se que gradualmente estão sendo colocados em prática e se adaptando às teorias propostas. Assim, considera-se de suma importância que haja novos estudos sobre o enriquecimento escolar, de maneira a tornar a prática cada vez mais efetiva.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Mendonça, L. D., Mencia, G. F. M., & Capellini, V. L. M. F. (2015). Programas de enriquecimento escolar para alunos com Altas Habilidades/Superdotação: análise de publicações brasileiras. Revista Educação Especial, 28(53), 721–734. https://doi.org/10.5902/1984686X15274

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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